Data: 29/06/2016 16:18 / Autor: Marcelo Dorador / Fonte: PMSBC

Centro Regional de Formação, em SBC, prepara futuros GCMs da região

Curso de ingresso nas guardas civis da região conta com alunos de Diadema, São Caetano, Franco da Rocha e Itaquaquecetuba


O Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU)
O Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU)

O Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU), localizado em São Bernardo e voltado à formação dos guardas municipais do ABC e região, está realizando curso de ingresso para guardas dos municípios de Diadema, São Caetano, Franco da Rocha e Itaquaquecetuba. Os futuros oficiais passam por quatro meses de instrução, na qual são abordados, entre outros temas, a Lei Federal 13.022 (que institui normas gerais para as guardas municipais) e o Estatuto Geral da Guarda.

A turma de Diadema, que conta com 39 participantes, iniciou a formação em abril e segue até julho deste ano. Já a turma de São Caetano, com 28 integrantes, teve início em junho e deve se formar em setembro de 2016. Também participam dessa turma três futuros guardas de Franco da Rocha e um de Itaquaquecetuba.

Inaugurado em dezembro de 2015, o espaço onde se localiza o CRFSU foi cedido por São Bernardo ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O Centro reúne profissionais de segurança da região e promove capacitação, interação e formação ampla dos guardas municipais de toda a região de modo a alinhar ações e métodos de trabalho.

Igor Carvalho participa do curso de ingresso por Diadema. Ele revela que sua escolha pela profissão foi motivada pelo pai, que é GCM em Cotia. “No centro de formação temos oportunidade de ter contato com todas as guardas do ABC. Essa parceria é excelente e vemos o esforço coletivo para que tudo dê certo. Quando comentamos com outros colegas de nossa experiência durante a formação no Centro, muitos ficam curiosos com a estrutura do local, que é excelente.”

Com apenas uma semana de formação, Morgani Negreiros, futura GCM de São Caetano, conta que a expectativa para o início do curso no Centro foi muito grande. “Quando recebi o telegrama foi uma grande alegria em casa. Meu marido é GCM em Santo André e ele fica surpreso com a qualidade da formação que recebemos. A qualificação dos professores e a experiência dos colegas são muito grandes. Aqui há tudo, de material didático a uniformes, é uma surpresa muito positiva.”

Reinaldo Burgos, GCM de 1ª classe de São Bernardo, fez parte da primeira turma que se capacitou no Centro e, desde 2012, participa da formação de novos grupos, segundo ele, uma grande responsabilidade. “O comando da guarda de Diadema e das outras cidades conta com nosso trabalho para preparar os futuros oficiais. Poder contribuir para a preparação desses colegas é gratificante.”

De acordo com Everton Campos, subinspetor em São Bernardo e diretor geral do Centro Regional, os comandos das cidades de Franco da Rocha e Itaquaquecetuba consultaram o Consórcio Intermunicipal sobre a possibilidade da vinda de seus futuros guardas para o curso de ingresso, o que foi atendido. “É um grande privilégio contar com a participação desses colegas, que tornam ainda mais plural as experiências compartilhadas ao longo da formação”, avalia.

Campos explica que o Centro também realiza cursos de reciclagem, como o que permite o uso de armas de fogo por parte dos guardas. “Atualmente, 50% do efetivo de São Bernardo já realizou essa formação. Os outros profissionais, até o final do ano, cumprirão essa etapa”, aponta.

Comente aqui