Data: 30/06/2016 08:17 / Autor: Marcelo Dorador / Fonte: PMSBC

Centro de atletismo é palco de disputa por vagas na Olimpíada do Rio

Complexo de São Bernardo será palco do Troféu Brasil, principal competição do calendário nacional e última chance para garantir lugar nos Jogos; competição começa nesta quinta-feira


Crédito: Wilson Magão

A Arena Caixa – Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra (Rua Tiradentes, 1.845) na Vila do Tanque, será palco novamente da principal prova do calendário nacional do atletismo, o Troféu Brasil. As disputas começam nesta quinta-feira (30), às 8h, e prosseguem até domingo (3), com a presença de aproximadamente 800 atletas, de 107 clubes, de 17 Estados e mais o Distrito Federal. A cerimônia de abertura está marcada para 14h.

É neste evento organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que será definida a equipe de atletismo que representará o País nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A prova contará ainda com atletas convidados de seis países: Angola, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Venezuela.

Durante a manhã desta quinta-feira (30) serão realizadas provas de qualificação nas modalidades masculina de lançamento do martelo, salto em distância, arremesso do peso, além das provas femininas no lançamento do martelo e salto em distância. Também será realizada a semifinal dos 1.500 metros rasos masculino, e início do heptatlo feminino com provas de 100 metros com barreiras e salto em altura, além das eliminatórias masculina e feminina nos 100 metros rasos.

O período da tarde está reservado para as semifinais femininas dos 100, 400 e 800 metros rasos. O heptatlo feminino segue com provas no arremesso do peso e 200 metros rasos, além das finais femininas em 100 e 10 mil metros e de lançamento do martelo. Nas provas masculinas serão realizadas as semifinais nos 100 e 400 metros rasos e finais no lançamento do martelo, 100 e 10 mil metros.

São Bernardo sediou em 2015 a XXXIV edição do Troféu Brasil, quando a BM&FBovespa, de São Caetano, levou o título de campeã geral: a equipe somou 567,5 pontos (298 no masculino e 269,5 no feminino). O vice-campeão foi o EC Pinheiros, que somou 376,5 pontos, e o terceiro lugar foi da Orcampi/Unimed, com 264.

ARENA – Inaugurada em março de 2014, a Arena Caixa – Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra integra a Rede Nacional de Treinamento de Atletismo. Além de servir para o treinamento de atletas brasileiros, o espaço poderá ser usado para aclimatação de equipes estrangeiras que disputarão os Jogos Olímpicos Rio 2016.

O complexo é um dos equipamentos mais modernos da América Latina e tem aproximadamente 30 mil m² de área construída. A pista é certificada como de nível 1 pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e conta com áreas para treinamento e imprensa, além de arquibancada coberta para 1,5 mil pessoas. Ao lado da pista, em prédio de três andares, os atletas podem se aquecer antes das competições em diversas salas de apoio.

Comente aqui