Data: 25/08/2019 09:43 / Autor: Kati Dias / Fonte: PMSBC

Campanha Eco Óleo mobiliza alunas de escolas de São Bernardo

Com programa de reciclagem de óleo de cozinha usado, escolas recolhem 17 ton. de garrafas PETs cheias de óleo. Morando anunciou nesta sexta as escolas vencedoras da gincana sustentável


Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

Cento e cinco escolas de São Bernardo arrecadaram 17 mil quilos de óleo de cozinha usado por meio da Campanha Eco Óleo, cuja dosagem foi pesada a partir de garrafas PETs de diferentes tamanhos. A ação foi realizada pela Prefeitura de São Bernardo, por meio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente e Proteção Animal, em parceria com o Instituto Triângulo. Este resultado foi anunciado na manhã desta sexta-feira (23/08) pelo prefeito Orlando Morando, bem como as unidades escolares ganhadoras desta gincana sustentável, no Cenforpe. 

A solenidade contou com a participação de 700 alunos da rede municipal, dos profissionais da Educação, dos secretários Sílvia Donnini (Educação) e José Carlos Gobbis Pagliuca (Meio Ambiente e Proteção Animal), do presidente do Instituto Triângulo, Carlos Matos Davi, de Márcio Koiti Takiguchi, integrante do comitê executivo do Parque Ecológico Imigrantes e Nelson Pedroso, presidente da Associação Global de Desenvolvimento Sustentável, que administra as hortas urbanas de São Bernardo.

As escolas vencedoras foram: EMEB José Cataldi (1º lugar, bairro Demarchi), cujos alunos foram premiados com visita no Parque Ecológico Imigrantes; EMEB Mário de Andrade (2º lugar, Jardim Copacabana), que irão passear na Cidade da Criança; e a EMEB Padre José Maurício (3º lugar, Vila Ferreira), que irão visitar uma das hortas urbanas da cidade. Das 105 escolas participantes, 86 delas são unidades escolares municipais.

 “O maior vencedor foi, sem dúvida, o Meio Ambiente. Com o total de resíduo arrecadado e reciclado estimamos a preservação de 475 mil m³ de água, equivalente ao volume de 190 piscinas olímpicas. Fiquei muito feliz com o resultado da campanha, já que arrecadamos um grande volume de resíduo em um curto período (de 10 de junho a 16 de agosto). Mas o nosso grande desafio é agregar mais escolas porque queremos ser a cidade que mais recicla óleo usado no Brasil”, disse o prefeito Orlando Morando. 

Além do resíduo acumulado, foi encaminhado para a reciclagem 558 quilos de garrafas PET, distribuídos 12 mil kits de sabão ecológico, reciclados a partir do próprio óleo arrecadado. “A participação dos alunos é fundamental, pois contamos com um eficiente exército infantil puxando a orelha de suas mães e as incentivando a reciclar o óleo de cozinha”, destacou o chefe do Executivo.

A campanha continua. Qualquer cidadão pode participar da iniciativa ao levar uma garrafa PET de dois litros com o resíduo nos pontos de coleta. Na troca, ganhará duas pedras de sabão feitas com óleo de cozinha usado pelo Instituto Triângulo. Os pontos de coleta estão disponíveis nesta página: http://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/pontos-de-descarte.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
A medida também atende às regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. O descarte irregular de resíduos pode causar a contaminação do solo e de águas subterrâneas, o entupimento de tubulações, além de atrair e favorecer a proliferação de vetores de doenças, como ratos e baratas, trazendo riscos à saúde pública e dos trabalhadores de limpeza urbana. 

 “O objetivo desta ação é mudar o hábito de nossa população, minimizando os impactos negativos decorrentes da deposição deste resíduo na natureza. O intuito agora é aumentar a abrangência na cidade, permitindo o descarte de maneira correta”, destacou o secretário José Carlos Gobbis Pagliuca.

Comente aqui