Data: 26/06/2019 09:23 / Autor: Vivian Rossi / Fonte: PMSBC

Ação Pioneira em São Bernardo, programa “Cuidadoso” completa 1 ano

Unidade, instalada na UBS Rudge Ramos, ofertou mais de 3.300 atendimentos entre consultas com geriatra, fisioterapia e educador físico, neste período


Ação Pioneira em São Bernardo, “Cuidadoso” completa 1 ano com programa exclusivo de Atenção ao Idoso
Ação Pioneira em São Bernardo, “Cuidadoso” completa 1 ano com programa exclusivo de Atenção ao Idoso

Crédito: Omar Matsumoto/PMSBC

Completado o 1° ano de funcionamento no último dia 21, a Unidade “Cuidadoso”, que tem o objetivo de oferecer atendimento exclusivo de Atenção ao Idoso, colhe bons frutos. Foram mais de 3.300 registros entre consultas com geriatra, fisioterapia e educador físico, neste período.

A ação pioneira no município foi criada pela atual Administração para funcionar juntamente com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Rudge Ramos, localizada na Rua Ângela Tomé, 246, no bairro do Rudge Ramos. A região foi escolhida pela grande concentração de pessoas com mais de 60 anos.

“Estamos satisfeitos com os resultados atingidos, criamos um atendimento de referência para terceira idade, com profissionais extremamente capacitados. Esta é a primeira unidade da cidade, mas a nossa intenção é de que o “Cuidadoso” seja expandido para outros bairros, conforme a demanda”, avaliou o prefeito Orlando Morando.

Segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, os pacientes de todas as UBSs podem ser encaminhados para o “Cuidadoso”. “Os médicos foram instruídos e de acordo com a necessidade do tratamento, os pacientes são referenciados para o equipamento. Nosso principal objetivo é ofertar qualidade de vida aos idosos e proporcionar um envelhecimento assistido e saudável”, explicou.

RECEPÇÃO – De acordo com a paciente Maria Cecília Barros Soares, foram muitos benefícios adquiridos, durante este primeiro ano de funcionamento da Unidade. “Eu passei com geriatra, fiz todos os exames, também tive consulta com psicólogo e fui encaminhada para o grupo de Pilates, que mudou a minha vida. Voltei a ter equilíbrio, não trocava mais de roupa em pé e hoje não tomo mais analgésicos para dor. Sou muito grata a Prefeitura por esta ideia que deu tão certo”, relatou.

Todos os pacientes que ingressam no Cuidadoso recebem tratamento completo, médicos geriatras, odontogeriatras, recebem orientações com farmacêuticos sobre o uso correto de medicamentos. Além disso, por meio do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), também serão ofertados serviços de fisioterapia e fonoaudiologia, atendimentos com terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e atividades físicas, com o auxílio de um educador físico.

Comente aqui