Data: 03/12/2019 16:52 / Autor: Carla de Gragnani / Fonte: Secom - PMSBC

1ª Jornada Esportiva de Inclusão marca Dia da Pessoa com Deficiência

Com objetivo de reforçar importância da data, prefeito Orlando Morando participou do último dia de realização da ação no Crec Baetinha


Em São Bernardo, 1ª Jornada Esportiva de Inclusão marca Dia da Pessoa com Deficiência
Em São Bernardo, 1ª Jornada Esportiva de Inclusão marca Dia da Pessoa com Deficiência

Crédito: Omar Matsumoto/PMSBC

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, participou nesta terça-feira (03/12) do último dia de realização da 1ª Jornada Esportiva de Inclusão, que está sendo promovida no Centro de Recreação Esportiva (Crec) Baetinha, no bairro Baeta Neves, desde o último sábado (30/11). Marcado por extensa programação cultural e esportiva, com participação de alunos das escolas municipais e monitoria de medalhistas paralímpicos, o evento integra a Virada Inclusiva, promovida pela secretaria estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência.

Nos quatro dias de realização da Jornada Esportiva, foram praticadas diversas modalidades adaptadas, como Basquete, Futebol, Badminton e Tênis de Mesa, além de rodas de capoeira. Todas as atividades foram gratuitas e abertas para públicos de todas as faixas etárias. Participaram das monitorias os atletas Gelson Júnior, do Basquete sobre rodas, o atleta Yohansson Nascimento, a mesa-tenista Raiza Farias da Silva e a nadadora Edênia Garcia, entre outros.

“No passado, a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade não era pauta do poder público. Hoje, é uma realidade na nossa cidade, que estamos cada vez mais aprimorando, por meio da promoção de uma cultura de respeito e de inserção, com ações das secretarias de Educação, Esporte, Cultura e da nossa diretoria de Cidadania”, destacou o chefe do Executivo, durante o evento.

A atividade também contou com presença dos secretários Alex Mognon (Esportes e Lazer), Silvia Donnini (Educação), José Roberto Gil Fonseca (Cidadania, Assuntos Jurídicos e Pessoa com Deficiência), além da diretora do Departamento de Cidadania e Pessoa com Deficiência, Marianne Sant´Ana. “As pessoas com deficiência não devem ser colocadas de lado ou menosprezadas por serem diferentes. Participar destas atividades ajuda os nossos jovens a abrirem a mente para o mundo e perceber que todos têm o direito de estar em todo lugar”, completou a diretora.

AÇÕES INCLUSIVAS – Além de atividades educativas, a Prefeitura tem trabalhado para colocar em prática uma série de ações para inclusão do público com deficiência no município. A conquista mais recente foi a instalação da primeira cadeira adaptada para cadeirantes da América Latina, no teleférico do Parque Estoril, no bairro Riacho Grande. Além disso, a atual gestão também implantou a 1ª escola em tempo integral bilíngue para surdos do estado de São Paulo, a EMEBE Neusa Bassetto, no bairro Rudge Ramos.

Há ainda o Espaço Braille, que, em 2018, foi contemplado por concurso promovido pelo Governo do Estado com um kit que dá mais autonomia para acesso a todo o acervo, por meio da leitura e áudio. O espaço conta com 1,4 mil livros em Braille e 90 obras faladas, além de impressora, máquina de escrever, computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela.

Comente aqui