Data: 02/08/2021 19:18 / Autor: Leandro Baldini / Fonte: Secom - PMSBC

1º dia de aula da rede municipal registra alta presença de alunos em São Bernardo

Planejamento e estrutura da Prefeitura são acolhidos pelos pais e mais de 60% dos 82 mil alunos matriculados compareceram às escolas da cidade


Crédito: Omar Matsumoto\PMSBC

O retorno das aulas 100% presenciais nas 217 escolas da rede municipal de São Bernardo registrou média superior a 60% de adesão nesta segunda-feira (02/08) – 1º dia de vigência do retorno, conforme havia sido anunciado pelo prefeito Orlando Morando em 22/07. Ao todo, são 82 mil alunos matriculados no município, divididos entre o ensino infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental, educação especial e EJA (Educação para Jovens e Adultos).

De acordo com o planejamento da Administração municipal, o resultado foi positivo, tendo em vista que, neste mês de agosto, o retorno ainda é facultativo, sendo que as atividades impressas foram distribuídas aos alunos que optaram pelo não retorno presencial.

O prefeito Orlando Morando esteve na manhã de hoje na Emeb José Luiz Jucá, no bairro Santa Terezinha, para recepcionar os primeiros estudantes e destacou a preparação de toda a rede municipal para a execução deste planejamento, detalhando o avanço de São Bernardo no enfrentamento ao Coronavírus. “Primeiro, todos que trabalham em nossas escolas estão vacinados (ao menos com uma dose) e a destacar também o cumprimento rigoroso dos protocolos sanitários. Uma emoção é ter os nossos alunos de volta, com segurança”, afirmou o prefeito.

A efetivação do plano de liberação presencial total dos estudantes foi oficializada após o município avançar na vacinação – mais de 75% da população adulta foi vacinada com a primeira dose – e reduzir significativamente os índices de internação dos hospitais públicos. Segundo o boletim da Secretaria de Saúde, desta segunda-feira, 21% dos leitos de UTI estão ocupados.

Desde 17 de maio até a semana passada, São Bernardo vinha trabalhando com o formato híbrido na Educação, mesclando atividades em sala de aula e remotas e com a capacidade de presença nas escolas permitidas de até 35%. No último sábado 31/07, foram realizadas reuniões com os pais dos 82 mil alunos da rede municipal, detalhando o processo de retomada com 100% dos alunos.

Secretária municipal de Educação, Silvia Donnini enfatizou que, dentro deste processo de retorno das aulas, há o programa “Aprender Mais”, que consiste no reforço de atividades pedagógicas, proporcionando mais apoio na aprendizagem aos alunos, com oito horas semanais, em matemática e português.

Todas estas ações foram inseridas para garantir o melhor para cada um dos nossos alunos. As unidades educacionais foram preparadas com os protocolos sanitários, e também revitalizadas para possibilitar essa importante retomada da Educação”, pontuou Silvia Donnini.

Comente aqui