São Bernardo Cidade

Novo Complexo Cinematográfico Vera Cruz é apresentado durante audiência pública

Projeto do Complexo prevê concessão para uma empresa de parte da gestão do espaço; objetivo é recolocar SBC no cenário cinematográfico nacional

  • Data: 15/05/2013 14:05
  • Alterado: 15/05/2013 14:05
  • Autor: Soraya Paladini
  • Fonte: PMSBC

Presidente da Câmara chama colega vereador de "autista" durante discussão na Câmara Municipal de Guaiçara

Crédito:

 

A criação de um complexo cinematográfico no local do antigo Estúdio Veraz Cruz foi discutida durante audiência pública na tarde de terça-feira (14). Durante o encontro, representantes da Prefeitura de São Bernardo explicaram aos presentes detalhes sobre o processo de concessão para exploração do espaço por uma empresa privada. O objetivo do projeto é recolocar a cidade no cenário cinematográfico nacional.

O Complexo Cinematográfico terá estúdios para produção de filmes, centro cultural com cinema e com capacidade para 100 pessoas, e núcleo de formação audiovisual. Haverá ainda salas de produção, incubadora de empresas voltada à produção audiovisual, lanchonete, locadora de equipamentos e estacionamento.

Entre as atribuições da Prefeitura estão a gestão do núcleo audiovisual, do programa de incubadoras de empresas e o apoio à produção audiovisual da cidade.

Já a empresa concessionária ficará responsável pelo projeto executivo, licenças, construção e implantação do Complexo. A operação e manutenção de todo o espaço também serão responsabilidade da empresa, que em troca poderá explorar comercialmente o empreendimento. A utilização do teatro, com 800 lugares, será compartilhada entre a Prefeitura e a empresa escolhida.

A previsão é que as obras previstas no projeto sejam concluídas em cinco anos após o encerramento da licitação que vai escolher a empresa concessionária.

De acordo com o secretário de Cultura, Osvaldo de Oliveira Neto, o objetivo da audiência é dialogar com a sociedade civil e falar sobre como o projeto vai aliar o interesse público com a lógica comercial. "A concessão dará a dinâmica necessária para a produção, difusão e formação do mercado audiovisual na cidade, que terá a fiscalização e gestão do poder público. Com isso, estamos assegurando o acesso ao espaço pela população", disse.

O prazo da concessão da área, que possui 45,6 mil metros quadrados, será de 30 anos. O valor estimado de investimento é de R$ 156 milhões, sendo que a empresa terá que pagar como outorga à Prefeitura R$ 63 milhões, com isenção dos cinco primeiros anos. O saldo será corrigido em 300 parcelas para completar os 25 anos.

Nos próximos 30 dias, moradores poderão fazer sugestões ao projeto de criação do novo Complexo no Vera Cruz pelo e-mail cultura.divulgacao@saobernardo.sp.gov.br . As respostas e o documento que explicita o projeto estarão disponíveis para consulta no site www.saobernardo.sp.gov.br .

 

Compartilhar:

  • Data: 15/05/2013 02:05
  • Alterado: 15/05/2013 02:05
  • Soraya Paladini
  • PMSBC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados