Serviço profissional de pinturas imobiliárias é opção para quem busca franquia
Mercado aquecido e carente de mão de obra profissional para executar serviços de pintura imobiliária: apelos da Five Star Brasil para atrair novos franqueados
- Data: 28/05/2013 15:05
- Alterado: 28/05/2013 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: Em Pauta
https://abcdoabc.com.br/wp-content/uploads/2024/03/cropped-Alimentos-que-ajudam-a-perder-peso-e-saciam-6.webp
Crédito:
O mercado de pintura imobiliária movimentou, no Brasil, mais de R$ 30 bilhões em 2012, uma mostra de que o setor é interessante para receber investimentos. Este é apenas um dos argumentos que a franquia Five Star Pinturas – braço brasileiro da Five Star Painting, franquia norte-americana especializada em pinturas imobiliárias residenciais, comerciais e industriais – pretende utilizar para aumentar sua rede de franqueados na ABF Expo Franchising, a maior feira de franquias do mundo que acontece em São Paulo, entre os dias 12 e 15 de junho.
É inegável que o mercado de construção civil segue aquecido no país, motivado ainda mais pelos eventos esportivos de 2014. Somado a isso, há uma carência extrema de profissionais qualificados para executar diferentes serviços, entre eles, o de pintura imobiliária. “Por tudo isso, acreditamos que nossa franquia será bastante procurada pela carência de mão de obra que existe no setor de serviços, especialmente para executar pinturas imobiliárias”, diz Felipe Cruz, VP e diretor comercial da Five Star Brasil – em atividade desde 2010. “Temos como meta abrir dez novas unidades a partir das negociações iniciadas na feira. Até o final do ano, porém, queremos atingir entre 40 ou 50 franquias no Brasil”, completa.
Diferenciais – São muitos os diferenciais dos serviços oferecidos pelos franqueados da Five Star Pinturas. A franquia oferece pintura manual ou com máquinas – equipamentos de projeção de massa e tinta, além de lixadeiras de alta performance com aspiração – a preços justos e com excelentes resultados. Dá garantia de 24 meses e mantém um call center para atender potenciais clientes, repassando os serviços aos franqueados. “Também entregamos o serviço no prazo combinado em 95% das vezes e não há acréscimo de valor no orçamento inicial, graças a um software exclusivo que calcula com precisão a quantidade necessária de material para cada projeto. Isso evita diferenças entre o que foi orçado e o que foi executado, além de ajudar o franqueado a lucrar mais”, explica Cruz. “A proposta só sofre alterações se houver mudança no escopo do projeto”.
A empresa faz diariamente a limpeza do local que está sendo pintado e o deixa sempre organizado. Os profissionais contratados pela Five Star são uniformizados, treinados, e certificados. “Explicamos ao profissional até mesmo como ele deve se vestir, se portar e se comunicar com o cliente”, diz o VP.
Obras marcantes – A Five Star Brasil já deixou sua marca em importantes estádios brasileiros, tão falados e aguardados em função de eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Além da pintura já executada no Estádio Couto Pereira (PR), pintou ainda a Arena Fonte Nova, na Bahia, e o Estádio Nacional de Brasília, em Brasília (DF).
A empresa contou com os próprios franqueados para conquistar essas novas oportunidades de negócio. “A franqueadora, após vencer as concorrências, deu suporte comercial, técnico e operacional para os franqueados executarem os projetos”, explica Cruz. “São obras muito importantes não apenas para o Brasil, pois irá atender à toda comunidade mundial que estará envolvida na Copa do Mundo. Trabalhamos com quatro das mais importantes construtoras do país e isso nos orgulha, além de ter aberto outras oportunidades”, completa.
PERFIL FIVE STAR BRASIL
Tipo de negócio: pintura imobiliária, residencial, comercial, novas construções, interior e exterior, desde a aplicação de um selador, massa corrida, pintura, texturas, grafiatos e efeitos decorativos.
Data de fundação do grupo: 2000. No Brasil, desde 2010
Investimento inicial: De R$ 35.000,00 a R$ 75.000,00
Capital de giro: De R$ 15.000,00 a R$ 35.000,00
Taxa de franquia: De R$ 40.000,00 a R$ 60.000,00 dependendo da região.
Royalties: 6% ou R$ 1.800,00 por mês, destes o maior valor.
O valor mínimo obedecerá a seguinte regra:
Sem valor mínimo fixo durante os primeiros 3 meses em operação;
25% do valor previsto como mínimo entre o quarto e sexto mês de operação;
50% do valor previsto como mínimo entre o sétimo e novo mês de operação;
75% do valor previsto como mínimo entre o décimo e décimo segundo mês de operação;
100% a partir do décimo terceiro mês de operação.
Software de Gestão: R$ 500,00 por mês
Taxa de publicidade: Investimento publicitário e promocional local mínimo:
Marketing nacional/ regional: De 2% a 0,5% sobre o faturamento bruto mensal, de acordo com a faixa de faturamento, valor este a ser repassado ao franqueador:
Até R$ 400.000,00: 2,0% do faturamento bruto
De R$ 400.000,00 até R$ 800.000,00: 1,5% do faturamento bruto
De R$ 800.000,00 até R$ 1.200.000,00: 1,0% do faturamento bruto
Acima de R$ 1.200.000,00: 0,5% do faturamento bruto
Marketing local: 5% sobre o faturamento bruto mensal, valor este investido diretamente pelo franqueado
Faturamento médio mensal do franqueado: R$ 30 a 40 mil por mês no primeiro ano
Lucratividade: Em torno de 25%.
Prazo médio de retorno do investimento: De 12 a 18 meses.
Prazo de contrato: 5 anos.
Área da unidade e Funcionários: Gerir, na própria unidade na modalidade “home based”, todas as operações da franquia, sozinho ou em conjunto com um gerente operacional
SOBRE A FIVE STAR
A Five Star Painting nasceu nos EUA, em 2005, fundada por empresários canadenses. O conceito de negócio da empresa consiste em eliminar o problema de ter de pedir indicações de bons pintores – geralmente com agendas cheias de obras e coordenadas sem muita eficiência – e da frustração diante da prestação de serviços informais que deixam muita sujeira e quase sempre são bastante demorados.
A franquia chegou ao Brasil em 2010, depois de adaptar-se às especificidades do mercado nacional – como as construções em alvenaria, que precisam receber acabamento antes da pintura. Os franqueados recebem um treinamento operacional teórico e prático, juntamente com os encarregados de cada franquia, e multiplicam esse conhecimento –com a ajuda dos materiais disponíveis na intranet da franqueadora, capacitando cada pintor contratado.
Atualmente, a Five Star Painting conta com mais de cem unidades em países como Estados Unidos, Canadá, México e Brasil, tendo realizado mais de 50 mil obras. Em pouco mais de dois anos no Brasil, a Five Star já pintou mais de 500 mil m2 de paredes. Dentre os projetos que levam a marca Five Star, estão o novo laboratório do grupo o Boticário (PR), os estádios de futebol Couto Pereira (PR), Estádio Nacional de Brasília (DF) e Arena Fonte Nova (BA), além de diversas construções residenciais e comerciais espalhadas pelo país.