São Bernardo Cidade

Oficina Técnica sobre Gestão de Riscos Urbanos em São Bernardo

Evento tem como proposta debater o tema e definir uma agenda de trabalho para formação de estratégias e ações de enfrentamento do risco

  • Data: 28/05/2013 15:05
  • Alterado: 28/05/2013 15:05
  • Autor: Ana Lucia Almeida
  • Fonte: PMSBC
Oficina Técnica sobre Gestão de Riscos Urbanos em São Bernardo

Crédito:

O prefeito de São Bernardo do Campo e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Luiz Marinho, destacou, nesta terça-feira (28), a necessidade dos órgãos de governo se antecipar às situações de risco por meio de políticas estratégias. O chefe do Executivo participou da abertura da Oficina Técnica Desafios da Gestão de Riscos Urbanos no Grande ABC, no Teatro Lauro Gomes.

O evento, realizado pelo Consórcio com apoio da Caixa Econômica Federal e Universidade Federal do ABC, reuniu representantes das sete cidades da região, do Governo do Estado e do Governo Federal, além de especialistas nos temas tratados.

A proposta do encontro é debater as vulnerabilidades existentes e intervenções necessárias para a redução dos riscos e resposta a desastres naturais na região, com o intuito de definir uma agenda de trabalho para formação de estratégias e ações de enfrentamento do risco. "Não podemos esperar acontecer, temos que nos antecipar. Por isso estamos fazendo essa oficina agora, para que o tema risco entre na pauta das políticas urbanas e de infraestrutura das nossas cidades, do Estado e do País", disse Marinho.

O chefe do Executivo ressaltou ainda a importância do evento para a troca de conhecimentos e busca de novas soluções. "É fundamental que da oficina saiam ideias sobre como podemos avançar nesse tema para ter uma adequada política de gestão de risco e de caráter regional, com a qual se comprometam as três esferas de governo e que conte com as parcerias das universidades e órgãos técnicos aqui presentes", concluiu.

Para o representante do Ministério das Cidades, Celso Santos Carvalho, é preciso que os municípios olhem os desafios já superados e se preparem para aqueles que estão por vir. "Estamos vivendo mudanças climáticas que trazem novos desafios e mostram a necessidade de buscar novas formas de urbanização. Portanto, é preciso entender as necessidades de cada região e adequar os programas. O governo federal está à disposição para esse esforço", disse.

Também estiveram presentes na abertura do evento os representantes da Caixa Econômica Federal, Gilnei Peroni; Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Amauri Pollachi; reitor da Universidade Federal do ABC, Helio Waldman; e o comandante do Corpo de Bombeiros, Roberto Alvoredo.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 28/05/2013 03:05
  • Alterado: 28/05/2013 03:05
  • Ana Lucia Almeida
  • PMSBC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados