ABC Música

#360diascantandooamor – Onde mora o seu amor?

Em 02 de setembro acontece o lançamento oficial do primeiro vídeo clipe do projeto #OAMOR, parceria do cantor Fabrício Zava com a maestrina Ester Freire

  • Data: 31/08/2016 08:08
  • Alterado: 22/08/2023 21:08
  • Autor: Luciana Gandelini
  • Fonte: Assessoria
#360diascantandooamor – Onde mora o seu amor?

Crédito:



São ‘360diascantandooamor’ para dar vida a um disco sensível e criativo chamado Intersecções, que conta com um time de peso trabalhando duro para trazer à tona este tema, que por vezes anda tão esquecido nos dias de hoje: #OAMOR (lê-se: hashtag o amor). Mas este não é um simples lançamento de disco! O projeto propõe ações interativas, entre elas, o desafio de preencher 360 dias com vídeos disponibilizados na internet, pesquisando as relações amorosas, artísticas e virtuais, para compor com cuidado, um repertório de muita qualidade. Além de intervenções pelas ruas, ouvindo histórias de amor, transformando-as em música. No dia 02 de setembro, acontece o lançamento do primeiro vídeo clipe oficial, com a música ‘Banho’. Com afeto, o projeto #OAMOR promete encantar o público e com certeza, chega para ficar.

UM ANO CANTANDO E PESQUISANDO O AMOR
Num cenário em que o individualismo vem sendo constantemente estimulado pela modernidade, eis que surge um projeto sensível, poético e com fortes indagações, propondo um olhar atento para o momento que estamos vivendo: A tecnologia tem afastado ou aproximado seus amores? Onde mora o seu amor?

O projeto #OAMOR, fruto da parceria do cantor Fabrício Zava, com a maestrina Ester Freire, chega com o objetivo de observar e refletir sobre as relações na sociedade contemporânea, convidando o público para uma imersão em um tema que se torna cada vez mais necessário: o amor. O projeto nasceu do interesse de Fabrício, que também é ator, em produzir um disco de canções autorais, porém de forma mais densa. “Acho que meu lado teatral não se contentou em simplesmente selecionar um repertório e gravar. Eu queria que isso significasse algo a mais. Logo no início, eu e a Ester decidimos torná-lo um projeto de pesquisa e reflexão artística. Criamos ações como o ‘360diascantandooamor’ e ‘Troco Histórias por Músicas’, para chegarmos até o ponto da gravação do CD. O projeto acabou nos revelando outros caminhos, que nos enriqueceram muito e que acabaram nos abrindo um leque de possibilidades” – explica Fabrício.

#OAMOR é formado por diversas ações distintas: vídeos disponibilizados na internet com participações especiais, intervenções urbanas onde Fabrício escuta uma história e a transforma em música, e o produto final: o disco Intersecções, produzido com músicas autorais, compostas durante esta grande jornada.

Com a ação 360diascantandooamor, atualmente em andamento com mais de 200 vídeos disponibilizados gratuitamente na internet, a dupla se propôs a realizar um grande desafio: postar um vídeo por dia sobre o tema ‘amor’, durante um ano. A ação, que já contou com participações especiais como Brás Antunes (filho de Arnaldo Antunes), o cantor Liniker, a cantora Roberta Campos, entre outros, conta também com a participação de pessoas ‘comuns’ que abriram seus corações, para expor lindas e emocionantes declarações de amor.

 “Queria me colocar em um desafio e uni essa ideia com o fato de que eu estava totalmente sensibilizado com a quantidade de violência nas redes sociais. Somamos tudo isso com as ideias do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Os vídeos são em sua maioria curtos e interrompidos estrategicamente para que gerem uma certa “frustração”. A ideia é ir na contramão de estudos publicitários que dizem que as pessoas estão interessadas em conteúdos menores na internet. Tentamos criar uma certa “decepção” com o vídeo, exatamente por ele ser curto”, comenta Fabrício.

Para alcançar o objetivo de publicar 360 vídeos diferentes, a dupla se utiliza de muita criatividade, elaborando diversas fases para esta ação: “Cronologia” (músicas do início do século até o contemporâneo), “ABCdário Musical” (um compositor para cada Letra do alfabeto), “Cantando por ai” (música em diversos espaços da cidade), “Amores no meu quarto” (amigos/parceiros recebidos em casa),  “Parcerias” (com músicos convidados) e ainda vem muita coisa pela frente, para engrossar o caldo desta ação que permite que o público acompanhe diariamente o andamento do projeto. Assim, o público é convidado para uma viagem pela trajetória de diversos compositores, explorando o que já foi exposto musicalmente com relação ao amor, além de lançar questionamentos importantes sobre a forma como nos relacionamos atualmente. 

Já com a ação “Troco historias por músicas” são realizadas intervenções, onde o público é convidado a contar sua história, para que seja musicada. A ação, que já foi apresentada em cidades como Campinas-SP; Lavras-MG; Pouso Alegre-MG; São Paulo-SP e Socorro-SP; surpreende pela habilidade de Fabrício em improvisar e transformar em poesia, histórias de todo tipo.

 “Queríamos interagir. A internet é um espaço público, assim como a rua, então partimos para uma interação física com as pessoas pelas ruas. Buscamos uma reflexão sobre o que é REDE e o que é COMUNIDADE – relações digitais e relações pessoais. A partir desta ação, o repertorio do disco foi selecionado. Sejam escolhas feitas porque dialogavam com histórias trocadas na rua, ou composições feitas a partir destas histórias.  Sei de cada uma das histórias que agora estão do disco”, conta o Fabrício.

Todo este conjunto serve de material produtivo para a criação do disco Intersecções, que atualmente está sendo gravado nos estúdios da Fatec de Tatuí, de forma coletiva, já que diversos parceiros, encantados e instigados com o projeto, foram chegando e dando sua contribuição. Além de Fabrício e Ester, o projeto conta com a participação de Fabio Zavanella (guitarra), Pepe D’Marco (bateria), Fernando Perre (baixo), Mantovani Neto (piano), Ana Colomar (cello, sax e faluta), Toninho Ferragutti (acordeon), Adilson Camarão (percussão), Pedro Montessanti (violão, viola e engenheiro de som), Erica Beatriz Navarro (Cello), Manoela Bonina (violino), Wellington Oliveira (violino) e Eliézer Motta (viola).

Com previsão de lançamento para outubro, o disco Intersecções é um conjunto de afetos trocados em cada uma destas ações, e conta com uma grande diversidade, que se refletiu nos arranjos e ritmos, que vão de Forró a Flamenco, não se fechando em um único gênero. É fruto da interação entre artistas parceiros, poetas e cada pessoa que se deparou com o projeto ao longo deste um ano de pesquisa.

No dia 02 de setembro, o público pode conferir o primeiro vídeo clipe oficial do projeto, com a divertida música “Banho”, que faz parte do repertório do disco. Faça parte desta grande transformação através do amor e aproveite para refletir sobre as suas relações e interações. Afinal, onde mora o seu amor?

CANAIS
Instagram – Zava_oficial
Facebook – Zava.oficial / 360diascantandoamor
Snapchat – Zava_Oficial
Canal youtube – Zava_oficial

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 31/08/2016 08:08
  • Alterado: 22/08/2023 09:08
  • Luciana Gandelini
  • Assessoria









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados