ABC Política

Ribeirão Pires debate e propõe ideias sobre transparência e controle social

A Estância Turística de Ribeirão Pires deu mais um importante passo para envolver diversos segmentos da cidade nas questões sociais. Nos dias 28 e 29 de fevereiro, moradores e representantes do Poder Público debateram e propuseram ideias na 1ª Conferência de Transparência e Controle Social (Consocial). Durante a abertura da Conferência, no dia 28, o […]

  • Data: 09/03/2012 20:03
  • Alterado: 09/08/2023 14:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMRP

Crédito:

A Estância Turística de Ribeirão Pires deu mais um importante passo para envolver diversos segmentos da cidade nas questões sociais. Nos dias 28 e 29 de fevereiro, moradores e representantes do Poder Público debateram e propuseram ideias na 1ª Conferência de Transparência e Controle Social (Consocial).

Durante a abertura da Conferência, no dia 28, o representante da Corregedoria Geral da Administração do Governo Estadual e advogado, Anis Kfouri, falou sobre a importância de debater a questão. “A Consocial é uma novidade. A participação dos moradores é importante, pois eles precisam trazer ideias, por a mão na massa e contribuir com o desenvolvimento da cidade. Mais do que criticar, devem mostrar também como as coisas poderiam ser feitas para melhorar”, declarou Kfouri.

Também presente durante os dois dias da Conferência, o Secretário de Política Comunitária e Institucional da cidade, Donizete de Freitas, que preside a Comissão Organizadora da Consocial, falou sobre a o evento.

“Abrimos espaço para que os moradores falem sobre assuntos do cotidiano da cidade, provocando a população a participar com criticas e sugestões, para que juntos possamos avançar”, afirmou o secretário.

Além de eleger os delegados que irão representar o município na fase estadual da Conferência, os participantes da 1ª Consocial debateram propostas em quatro eixos temáticos:

I – Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; II – Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública.

III – A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; IV – Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção;

“Debatemos 20 propostas que serão levadas à fase estadual da Conferência. As ideias debatidas nas cidades de todo o Estado serão debatidas na Conferência Nacional de Transparência e Controle Social.

Desse modo, exercemos nossa cidadania, contribuindo para melhorar nosso país”, finalizou Donizete Freitas.

Todas as propostas debatidas, inclusive as 20 propostas que serão levadas à fase estadual da Conferência, estão disponíveis no site da Prefeitura.

Compartilhar:

  • Data: 09/03/2012 08:03
  • Alterado: 09/08/2023 02:08
  • Redação
  • PMRP









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados