Banda Folk Industrial

Música

  • 15 de Junho às 20:00

  • Telefone (11) 4368-3483
  • Estacionamento
  • Acessibilidade
  • Capacidade: 526 Lugares
  • Recomendação Etária
  • Preço Gratuito
Curtir curtir seja o primeiro a curtir

Banda Folk Industrial

Autor:



Contemplado pelo Proac em 2018, o álbum póstumo de Jong de Cerqueira, Planeta São Paulo, traz uma fusão de gêneros que passa pelo rock, psicodelia, baião. E vai ser apresentado pela banda Folk Industrial no sábado, 15 de junho às 20 horas no Teatro Lauro em Sao Bernardo do Campos e dia 20 de junho às 18 horas na Casa de Cultura do Butanta. Entradas gratuitas. 

Planeta São Paulo é o nome do disco que o cantor e compositor baiano Jong de Cerqueira gravou ao longo de 2018, com sua banda Folk Industrial e com a produção musical de Marcelo Francis, responsável também pela guitarra. Já na finalização do álbum, Jong de Cerqueira infelizmente morreu de um súbito ataque cardíaco.

Como forma de tributo, sua banda, liderado por Marcelo (agora também nos vocais), saiu para uma série de shows para lançar o álbum. E agora, dia 16 de maio, às 20 horas, passa pelo teatro do Centro Cultural Olido, e dia 20 de junho, 18h, no Centro Cultural Butantã.

O trabalho de Jong de Cerqueira e a banda Folk Industrial  traduz a sonoridade das máquinas industriais em pleno movimento, misturado a elementos sonoros indígenas, aos cânticos de vaqueiros tangendo o gado e à riqueza rítmica das florestas, o CD Planeta São Paulo apresenta uma integração mágica em que o homem e a natureza dialogam, por meio do som. As letras  valorizam a poesia simples e objetiva do dia a dia de pessoas que procuram vencer os  desafios da vida, o repertório do projeto evidencia uma realidade na qual a fé é a única perspectiva para a construção de um mundo melhor.

Idealizado por Jong de Cerqueira, um artista à frente de seu tempo, o álbum Planeta São Paulo, surgiu a partir da intenção de agregar influências regionais do som de Luiz Gonzaga, de Jackson do Pandeiro aos elementos globais do rock progressivo de Led Zeppelin, Pink Floyd e Metallica por meio da guitarra de Marcelo Francis. O contraste dessas tendências ganha ainda mais diversidade com a participação especial da sanfona inconfundível de Oswaldinho do Acordeon, como participação especial no álbum. 

Os tambores tribais presentes nas músicas que compõem o repertório traduzem o som das matas misturados com o rock dos anos 1960, o baião, o soul, o hip hop e a raiz sertaneja. Assim, o CD Planeta São Paulo rompe as barreiras de um estilo que extrapola qualquer definição e se traduz na mais genuína música popular universal.

O projeto conta com dois clipes assinados por grandes nomes do audiovisual no Brasil: JodeleLacher, em “O Sonho do Guerreiro”, filmado no deserto de Nevada, na Califórnia; e “Michelle” dirigido por Luis Abramo (ganhador do prêmio –Kikito de ouro-melhor fotografia - 38º. festival de cinema de gramado).

A produção do CD Planeta São Paulo de Jong de Cerqueira e a circulação dos espetáculos musicais no Estado de São Paulo, para  divulgação do álbum, foram contemplados pelo edital ProAC 21/2018 - "Concurso de Apoio a projetos de gravação de álbum inédito e apresentação de espetáculos de música popular no Estado de São Paulo" da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo.

Serviço:

Sábado, 15 de junho às 20h00 - Teatro Lauro Gomes

Rua Helena Jacquey, 171 - Rudge Ramos, São Bernardo do Campo - SP

Atendimento ao público: (11) 4368-3483

Acesso a deficientes

526 lugares

Grátis

Quinta, 20 de junho de 2019 - Casa de Cultura do Butantã

Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri, São Paulo - SP

Atendimento ao público: (11) 3742-6218

Acesso a deficientes

150 lugares

Grátis

Comente aqui