São Bernardo abre sala de vacinação no Hospital da Mulher

Espaço no CAISM amplia vacinação para gestantes de alto risco e pacientes de oncoginecologia em São Bernardo

São Bernardo abre sala de vacinação no Hospital da Mulher

Crédito: Divulgação/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo do Campo inaugurou nesta quinta-feira (6), a nova sala de vacinação do Hospital da Mulher, localizada nas instalações do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). A medida busca qualificar a assistência médica e descentralizar a imunização para gestantes de alto risco e pacientes acompanhadas pelo setor de oncoginecologia.

A iniciativa atende a um fluxo médio mensal de cerca de 1.000 mulheres que realizam consultas de pré-natal de alto risco e tratamento oncoginecológico no complexo hospitalar.

Acesso Facilitado para Gestantes e Pacientes Oncologias

Embora as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sigam como a principal porta de entrada e referência para a vacinação de rotina da população, o novo ponto de atendimento dentro do hospital otimiza a rotina das pacientes, permitindo que a aplicação de imunizantes ocorra durante as próprias consultas ambulatoriais.

Vacinação contra a gripe já está disponível para toda a população do estado de SP. Coqueluche. CenterVale Shopping. vacinação
Divulgação

Conforme as diretrizes do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde para 2026, as gestantes atendidas na unidade poderão receber vacinas contra hepatite B, difteria, tétano, coqueluche (dTPa), influenza, covid-19, febre amarela e o imunizante contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) — vacina na qual São Bernardo foi pioneira na disponibilização para grávidas na Região Metropolitana.

Para o público da oncoginecologia, a proximidade da sala de vacinas com a equipe médica permitirá avaliações individualizadas que consideram o estágio do tratamento, a resposta imunológica da paciente e os protocolos oficiais do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Conforto Assistencial e Avaliação da Gestão

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, acompanhou a abertura do espaço ao lado do secretário municipal de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, e destacou o foco na humanização do atendimento:

“Vamos dar mais acolhimento para as pacientes que já passam aqui, seja no pré-natal de alto risco, seja nos tratamentos de oncoginecologia. Mais qualidade e mais conforto para as mulheres de São Bernardo”, afirmou o prefeito.

Guarujá- vacinação- Pneumocócica
Divulgação

Pacientes do ambulatório de pré-natal de alto risco comemoraram a economia de tempo proporcionada pela estrutura interna. A gestante Rebeca Rodrigues Baltazar, de 34 anos, acompanhada na unidade devido a quadro de hipertensão arterial, ressaltou a praticidade da medida:

“Facilita bastante já ter a opção de tomar a vacina aqui, ao invés de ter que me deslocar para outro equipamento de saúde”, relatou.

A expansão do serviço integra o conjunto de adequações operacionais e reestruturação de fluxos iniciados em 2025 no Hospital da Mulher de São Bernardo, equipamento que figura na 3ª colocação entre os melhores hospitais públicos de saúde do Estado de São Paulo.

  • Publicado: 07/08/2026 12:54
  • Alterado: 07/08/2026 12:54
  • Autor: Daniela Ferreira
  • Fonte: PMSBC