Data: 18/05/2021 19:39 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo

Em visita a Sorocaba, prefeito Orlando Morando conhece tecnologia do futuro BRT ABC

Chefe do Executivo visitou nesta terça-feira (18/05) o BRT Sorocaba, modal similar ao que será instalado em São Bernardo


Crédito: Gabriel Inamine / PMSBC

Um sistema de transporte coletivo com infraestrutura moderna, rápido, seguro e com uso da tecnologia a favor da população. Essas foram as primeiras avaliações do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, ao conhecer nesta terça-feira (18/05) a operação do sistema rápido de ônibus de Sorocaba (SP). O modal é o mesmo que será implantado em São Bernardo com a construção do BRT ABC, sistema que ligará o município até a Capital, num trajeto de 40 minutos, na modalidade expressa.

Em visita à cidade do Interior de São Paulo, o chefe do Executivo conheceu de perto o modal que deverá estar em operação em São Bernardo a partir de dezembro de 2022. “Aqui em Sorocaba pudemos conferir um sistema de transporte diferente. Não é nem o transporte coletivo convencional, nem o trólebus. Pelo contrário. O BRT é um modal ágil e eficiente com estações de embarque exclusivas, ônibus elétricos, tecnologia à disposição dos passageiros e o mais importante: com garantia de que os usuários passarão menos tempo no ônibus e terão mais velocidade no seu trajeto”.

Ao longo do dia, o prefeito percorreu o sistema de ônibus rápido do município que dispõe de corredores exclusivos para circulação dos veículos. As estações do modal também foram visitadas pelo chefe do Executivo que destacou o conforto e acessibilidade dos ambientes. “No BRT ABC contaremos com modelo similar, porém, com alguns avanços. No sistema da nossa região todas as estações serão climatizadas, além, claro, de contar com portas automáticas e segurança interna e externa através de câmeras”, ponderou.

Morando visitou também a Central de Controle Operacional, onde toda a operação do BRT é controlada remotamente, desde o monitoramento em tempo real das câmeras instaladas em estações da cidade até a atualização da localização dos coletivos. A mesma tecnologia será incorporada ao sistema do ABC.

Comente aqui