Data: 05/12/2019 10:02 / Autor: Renan Muniz de Sales / Fonte: PMSA

Turismo Industrial e de Inovação ultrapassa a marca de 400 visitantes

Ação da Prefeitura de Santo André recebeu 127 pessoas em 2018 e encerrou 2019 com mais 285 visitantes


 Visita à empresa Rhodia Solvay
Visita à empresa Rhodia Solvay

Crédito: PMSA

O Turismo Industrial e de Inovação, ação promovida pela Prefeitura de Santo André como forma de realizar visitas monitoradas às empresas parceiras do programa, realizou nesta quarta-feira (4) sua última visita do ano e alcançou a importante marca de mais de 400 visitantes desde a criação do projeto.

Criado em agosto de 2018, o programa alcançou até o momento um total 412 participantes em 20 visitas, sendo 13 pilotos e sete oficiais. No ano retrasado, a ação recebeu 127 visitantes, número superado em 2019, que encerrou a temporada com mais 285 beneficiados após visita realizada nesta quarta-feira na Rhodia Solvay, com alunos de Administração e Práticas Administrativas do Senac Santo André.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, o programa tem como meta aumentar ainda mais o número de visitantes. “Estamos felizes em encerrarmos o ano com a marca de mais de 400 visitantes. Temos um número crescente de empresas participantes e a partir do ano que vem devemos aumentar ainda mais, assim como ultrapassaremos essa marca alcançada. Importante parabenizar nossa equipe de Turismo, que é ligada à nossa Secretaria e tem desempenhado um papel importante para o sucesso desta ação”, disse Banzato.

No momento, o programa tem convênio para visitas monitoradas na Cervejaria Madalena, Senai A. Jacob Lafer, Braskem e Unipar Indupa. Além disso, a ação conta com o Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (Itescs) e Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa) como apoiadores, que auxiliam na divulgação e captação de visitantes. A Rhodia Solvay está em processo de negociação avançada e recebe visitas experimentais.

Segundo o secretário, um dos pontos altos ao longo do ano foi a visita de alunos da Universidade Vale do Rio Sinos (Unisinos), que foram à Rhodia Solvay em maio, e os estudantes da Corporación Unificada Nacional de Educación Superior (CUN), que visitaram as instalações da Unipar Indupa em novembro.

“Durante esse ano, também ficamos muito felizes em não só receber uma delegação de outro estado, que foi a do Rio Grande do Sul, mas também uma delegação internacional, que veio da Colômbia. Receber um grupo de fora do país engrandece o nome da cidade e também fomenta a cadeia produtiva de turismo na região, como hotéis e alimentação, por exemplo”, afirmou Banzato.

Turismo Industrial e de Inovação – A ação visa estimular visitas monitoradas às indústrias, empresas ou instituições parceiras. Os empreendedores abrem as portas para que grupos de pessoas interessadas possam conhecer a sua estrutura, a forma de produzir, as tecnologias empregadas, bem como os produtos gerados. As visitas ocorrem com agendas pré-determinadas e com roteiros específicos, elaborados pela própria empresa.

A empresa parceira define uma equipe responsável e as áreas a serem visitadas, dias e horários e o que poderá ser conhecido dos processos de produção. Este trabalho reúne uma excelente opção para desenvolver empresas e regiões, trazendo a promoção e fortalecimento da marca das empresas, estreitando a relação das empresas com clientes, fornecedores, estudantes, professores e pesquisadores e ainda criando roteiros turísticos permanentes de negócios que envolvam vários segmentos e interesses do público, como a história, a cultura e a gastronomia locais.           

A empresa/instituição que tiver interesse em participar do projeto “Turismo Industrial e de Inovação Santo André” e obter maiores informações, poderá entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo, por meio do e-mail: rgallino@santoandre.sp.gov.br ou pelos telefones: 4433-0752 e 4433-0198.

Visita à empresa Rhodia Solvay
Visita à empresa Rhodia Solvay

Crédito: PMSA

Comente aqui