Data: 11/12/2019 09:25 / Autor: Paola Zanei / Fonte: Secom PSA

Tucano-de-bico-verde é resgatado em Santo André

Ave, ainda filhote, foi levada para centro de tratamento após contato dos moradores com a Secretaria de Meio Ambiente


Tucano-de-bico-verde é resgatado no Sítio dos Vianas, em Santo André
Tucano-de-bico-verde é resgatado no Sítio dos Vianas, em Santo André

Crédito: Angelo Baima/PSA

Na Um tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus), nativo da Mata Atlântica, foi resgatado na última segunda-feira (9) pela equipe de profissionais do Departamento de Bem Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, em uma residência no bairro Sítio dos Vianas, em Santo André. Os moradores da casa acionaram a Prefeitura para realizar o resgate, ao notarem a presença da ave.

“Trata-se de um filhote de cerca de 40 dias e por isso está em fase de treino de voo. Porém, as penas da asa não estão totalmente formadas, por isso não deve ter conseguido voltar ao ninho”, explica a agente ambiental Daniela Victor Freire.

Na sua fase adulta, a ave chega a medir entre 42 e 48 centímetros e boa parte corresponde ao bico, que costuma ser verde, com um papo amarelo. A espécie pesa entre 265 g e 400 g. O animal foi levado, ainda na segunda-feira, para um centro de tratamento especializado para receber os cuidados necessários. Posteriormente, o tucano será reinserido na natureza.

“Essa participação do munícipe é muito importante neste processo de preservação das nossas espécies nativas, se preocupando com o bem estar dos animais e buscando ajuda quando necessário”, destacou. Quem vê ou encontra um animal silvestre perdido ou ferido deve entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, no telefone 4433-1958, com o Semasa, pela Central de Atendimento nos telefones 115 ou 0800-4848115, ou ainda fazer a denúncia por meio da GCM, no telefone 4428-1700.

Comente aqui