Data: 11/08/2020 19:07 / Autor: Izabel Rufino / Fonte: Secom-PSA

Trilogia Trancafiada é o novo projeto da Sinfônica de Santo André

Ansiedade, Adaptação e Acolhimento se transformam em três curtas-metragens


Crédito: Ricardo Trida/PSA

Projeto Ossa em Casa, da Orquestra Sinfônica de Santo André, apresenta ação inédita: a Trilogia Trancafiada. Depois do sucesso das Microestreias da Quarentena, série de microconcertos apresentados no mês de maio, agora é a vez de uma obra em formato de videoarte.

A Trilogia Trancafiada vai reunir um conjunto de três curtas-metragens que visam expressar artisticamente os sentimentos experimentados por todos em decorrência do isolamento social. Esse trabalho é uma parceria com a artista visual Luisa Almeida.

Os capítulos receberam os nomes de Ansiedade, Adaptação e Acolhimento. O primeiro já vai ao ar na sexta-feira (14), às 19h. Já o segundo e o terceiro, serão apresentados nos dias 15 e 16, respectivamente, o horário permanece igual para os três.

O conteúdo ficará disponível na playlist especial da Sinfônica de Santo André, no canal do YouTube da Secretaria de Cultura.

Ainda sobre esse novo projeto, a atuação dos músicos é constante nos três episódios, mas eles somente tocam seus instrumentos no “passado”, nas gravações já existentes do acervo da orquestra e utilizadas como base sonora.

Além disso, para servir de base musical para cada um dos vídeos, mantendo a tradição da Ossa de valorização da produção musical nacional, foram escolhidas peças de compositores brasileiros:

·         Abertura Festiva de Mozart Camargo Guarnieri;

·         Episódio Sinfônico de Ronaldo Miranda;

·         Vivaldiana de Denise Garcia.

Por fim, a convidada Luisa Almeida estabeleceu um conjunto de ações visuais específicas, realizadas pelos músicos da orquestra para, então, compor visualmente o resultado da trilogia.

SERVIÇO
Apresentação da Trilogia Trancafiada - projeto Ossa em Casa
Trilogia Trancafiada: Videoarte em três episódios
Dia 14 de Agosto, 19h - Episódio 1 – Ansiedade
Dia 15 de Agosto, 19h - Episódio 2 – Adaptação
Dia 16 de Agosto, 19h - Episódio 3 - Acolhimento

Comente aqui