Data: 10/09/2019 09:42 / Autor: Redação / Fonte: EMTU/SP

Terminal Santo André recebe ação no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Até o final do mês, voluntários do Centro de Valorização à Vida (CVV) realizarão outras quatro ações em terminais metropolitanos para alertar sobre o tema


Crédito: divulgação

A EMTU/SP coordena nesta terça-feira, 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma ação para alertar os passageiros sobre esse mal que vem afetando principalmente a população mais jovem. Das 10h às 14h, no Terminal Santo André, voluntários do Centro de Valorização à Vida (CVV) distribuirão laços amarelos e panfletos sobre a importância de se falar abertamente a respeito da prevenção ao suicídio.

As atividades realizadas pelo grupo incluem atendimento psicológico e orientações sobre como prevenir esse atentado à vida. Também será divulgado o trabalho realizado pela instituição e as formas de contato para quem necessita de ajuda e deseja conversar com um voluntário.

De acordo com o CVV, a cada 45 minutos um brasileiro se suicida, a maior parte dos casos atinge a população mais jovem. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio foi a segunda principal causa de morte de jovens em todo o mundo em 2016. No Brasil, estudos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), publicados em abril deste ano, apontam o crescimento de 24% dos casos de suicídio entre pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos.

Além da ação de amanhã, haverá outros quatro eventos que abordarão o assunto. Nos dias 16 e 17  o CVV  estará no Terminal São Bernardo e, nos dias 24 e 25, em São Mateus.

Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio – A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e a OMS instituíram em 2003 o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, data em que 70 países promovem ações de conscientização. No Brasil, CVV, Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM) criaram em 2015 a campanha Setembro Amarelo, em referência à data.

Comente aqui