Data: 06/12/2019 09:55 / Autor: Rafaela Mazarin / Fonte: Secom-PSA

Superação e vitória são celebradas em baile de formatura da EJA em Santo André

Evento reuniu cerca de 3.000 pessoas no Clube Atlético Aramaçan, entre estudantes, familiares e professores da Educação de Jovens e Adultos


Superação e vitória são celebradas em baile de formatura da EJA em Santo André
Superação e vitória são celebradas em baile de formatura da EJA em Santo André

Crédito: Angelo Baima/PSA

Nesta quinta-feira (5), o salão de festas do Clube Atlético Aramaçan, em Santo André, recebeu cerca de 936 pessoas que concluíram cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. Em clima de vitória e superação, alunos, familiares e professores puderam comemoraram em um baile de formatura organizado pela Prefeitura.

O prefeito Paulo Serra participou da noite de celebração e destacou o compromisso que a administração municipal tem com a Educação de Jovens e Adultos. ”Enquanto estivermos na gestão podemos garantir que jamais haverá fechamento, interrupção ou prejuízo dessa política pública, porque acreditamos nisso como uma forma de melhorar o futuro da nossa sociedade, da nossa cidade e do nosso país. Adaptações, estudos e avaliações têm que ser feitos de forma continuada, mas jamais com prejuízo de acesso às pessoas à educação e é por isso que estamos aqui celebrando mais um ano”, comentou.

“Hoje vocês devem mesmo comemorar, porque o conhecimento ninguém tira de vocês, esse fica para nossa vida pra sempre e foi isso que vocês conquistaram quando resolveram voltar para sala de aula e absorver os conhecimentos fornecidos pela nossa equipe, por uma política pública de Educação de Jovens e Adultos que é tão importante para nossa sociedade e para nossa cidade”, completou o prefeito Paulo Serra.

Neste ano, 393 estudantes concluíram o ensino fundamental, a chamada EJA II. A segunda etapa da EJA corresponde ao período escolar que vai do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e pode ser feita juntamente com o aprendizado de uma profissão. Nesse caso, o curso é chamado de EJA II FIC (Educação de Jovens e Adultos com Formação Inicial e Continuada) e os alunos podem optar por formação profissional em uma das cinco áreas de atuação, chamadas de arcos ocupacionais: alimentação, imagem pessoal, informática, construção civil e administração. Em 2019, 349 estudantes concluíram o ensino EJA II FIC.

“Vocês não fazem ideia da importância de sentar em um banco de escola novamente. Eu mesmo tive essa oportunidade pois quando me casei eu não pude estudar, tinha três filhos para cuidar é foi só depois que pude voltar a estudar. Pra mim foi muito gratificante e eu tenho certeza que vocês também estão orgulhosos, mas não parem, continuem, isso só vai trazer benefícios para vocês”, comentou a secretária de Educação, Dinah Zekcer.       

A festa reuniu ainda 194 alunos que concluíram os cursos exclusivamente profissionalizantes, chamados FIC (Formação Inicial Continuada) em 2019. Os cursos de formação profissional também acontecem nos cinco segmentos que compõem os arcos ocupacionais. As aulas de EJA, EJA FIC e FIC Profissionalizante acontecem em cinco Centros Públicos de Formação Profissional de Santo André (Armando Mazzo, Valdemar Mattei, Júlio de Grammont, João Amazonas e Miguel Arraes) e em três Emeiefs (Cândido Portinari, Cora Coralina e Professor José de Barros Pinto) que têm cursos na área de administração. Há também salas de EJA espalhadas em 19 Emeiefs da cidade e de EJA II em 14 escolas.

A formanda Valdete Arantes de Oliveira, de 52 anos, parou de estudar em 1979 porque tinha que ajudar a mãe a cuidar da casa e dos irmãos. Em 2017 foi incentivada pela família a voltar a estudar e na noite desta quinta-feira comemorou a conquista do diploma. “Teve um momento em que eu pensei em desistir. É muito difícil ter que conciliar família, trabalho e casa, principalmente depois de tantos anos parada, mas os professores são ótimos e nos estimulam a continuar. O meu mundo estava guardado e foi descoberto junto com os professores”, comentou a moradora do Jardim Utinga.

Sobre a EJA - Em 2019 foram realizados cerca de 5.000 atendimentos por meio da Educação de Jovens e Adultos em Santo André. As inscrições para a EJA são contínuas, ou seja, ocorrem durante o ano inteiro, mas o período de matrícula tem data determinada. Para a EJA I, que corresponde ao período entre o 1º e 5º anos do ensino fundamental, as matrículas vão ocorrer no dia 2 de janeiro e permanecem abertas até 30 de setembro de 2020. Quem se interessar pela segunda etapa da EJA, a EJA II - que corresponde ao período entre o 5º e o 9º anos - tem do dia 22 de janeiro ao dia 13 de março para se matricular. Mais informações pelo telefone 4468-4291.

Comente aqui