Data: 13/01/2021 09:45 / Autor: Redação / Fonte: Sesc

Sesc Verão 2021 ocorrerá em formato híbrido, com atividades on-line e presenciais

Sob o tema “Cuidar faz Bem”, as unidades do Sesc realizam, entre os dias 16 de janeiro e 14 de fevereiro, a 26ª edição do Sesc Verão


Crédito: reprodução

Os novos hábitos e relações entre as pessoas impostos em 2020, por conta da pandemia de covid-19, fizeram com que as questões ligadas aos cuidados com a saúde física, mental e social ganhassem ainda mais relevância no enfrentamento e adaptação a esta nova realidade.

Sob o tema “Cuidar faz Bem”, as 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo realizam, entre os dias 16 de janeiro e 14 de fevereiro, a 26ª edição do Sesc Verão. Esta edição propõe uma abordagem que pretende não se limitar à mensagem da importância dos benefícios da prática regular do esporte e da atividade física no cotidiano, como estratégia para a busca da qualidade de vida.  A Campanha pretende levar ao público conteúdos que sensibilizem as pessoas para além da prática do autocuidado e do cuidado com a própria saúde, ampliando este exercício para um olhar das relações com o outro e com o meio onde se vive, por onde se transita.

Por conta da necessidade de distanciamento social e das orientações das autoridades sanitárias, pela primeira vez o projeto será realizado num formato híbrido, com prevalência da programação digital. As atividades presenciais terão como premissa a não exposição de qualquer participante a situações de risco de contágio do coronavírus, e poderão ser canceladas de acordo com o cenário que se apresentar nas datas de suas realizações. 

Para o diretor regional do Sesc São PauloDanilo Santos de Miranda, “a saúde ficou em evidência, especialmente porque ela foi colocada em risco de uma forma como não se via há mais de 100 anos. A saúde foi atacada em suas dimensões física, mental e social. Esses três eixos, que formatam a definição de bem-estar consolidada pela Organização Mundial da Saúde desde sua origem na década de 1940, seguem como pilares sobre os quais se sustenta a utopia de uma vida com qualidade”.    

Destaques Grande São Paulo – Na perspectiva do “Cuidar faz Bem”, a programação do Sesc Verão 2021 trará centenas de atividades voltadas para toda a família, reunindo aulas abertas, cursos, bate-papos e produções digitais. O público da capital e Grande São Paulo terá acesso a conteúdos com as participações de estrelas do esporte nacional, além de convidados de diversas áreas do conhecimento, não apenas ligados ao esporte e atividade física.

Dentre as atividades presenciais para público restrito, com transmissão simultânea pelas redes digitais do Sesc São Paulo, destaque para as aulas especiais de yoga, práticas corporais, alongamento, lutas e danças realizadas pelo Sesc Santo Amaro.

Já nos destaques da programação on-line estão as lives com o skatista Claudio Secco, com a participação de importantes nomes do esporte como Felipe NunesRui Moleque Ítalo Penarrubia (Sesc Osasco); o bate-papo com Tifanny Abreu, primeira jogadora de vôlei trans no Brasil (Sesc Consolação); as contações “Histórias de Verão”, com a Cia. Passarinho Contou (Sesc Interlagos)  e a produção de histórias em quadrinhos para postagem nas redes sociais do Sesc Carmo, abordando o autocuidado como necessidade coletiva, para além das individualidades e das práticas de consumo.

Já no Sesc Santana, destaque para as lives sobre condicionamento físico voltado para idosos e, no Sesc Bom Retiro, a transmissão de exercícios de pilates. A psicologia para os praticantes de esportes aquáticos é o tema do bate-papo com a participação do nadador Brandonn Almeida e do Dr. Willian Falcão, em atividade transmitida pelo Sesc Guarulhos.

No Sesc 24 de Maio o destaque fica por conta do projeto Comunidade do Esporte, encontro virtual sobre o esporte enquanto fenômeno sociocultural. O autocuidado, as relações humanas e a emancipação são os temas que o Centro de Pesquisa e Formação traz ao Sesc Verão, por meio de um ciclo de palestras.

A unidade Florêncio de Abreu realiza a atividade Cárdio e Abdominais, com vídeos temáticos de diversas práticas. Um curso que ensina o valor real de 15 minutos de meditação será a atividade de destaque no Sesc Parque Dom Pedro II. A meditação também será tema de atividade realizada pelo Sesc São Caetano, enquanto o autocuidado com as articulações é o mote de um dos destaques da programação do Sesc Pinheiros.

Por fim, a unidade Pompeia irá propor uma reflexão sobre o maternar, para além das questões de gênero, enquanto a unidade Santo André transmitirá podcast sobre o esporte e a inclusão de pessoas com deficiência física e o Sesc Vila Mariana ensinará a prática do yoga dentro de casa, no contexto do distanciamento social.

A seguir mais informações sobre os destaques da programação do Sesc Verão 2021, divididos entre atividades presenciais e digitais, ordenados por data, realizados pelas unidades do Sesc na capital e na Grande São Paulo.

SESC VERÃO 2021

De 16 de janeiro a 14 de fevereiro 

Mais informações em www.sescsp.org.br/sescverao  

Release completo, com a programação de todas as unidades, CLIQUE AQUI

DESTAQUES DO SESC VERÃO 2021 - SESC SANTO ANDRÉ

MANTENDO A DISTÂNCIA

Desafios Múltiplos

Inscrição e participação: de 16/1 a 13/2 pelo Portal Sesc SP / Santo André

A atividade propõe aos participantes a realização de um percurso a partir da escolha de uma das modalidades: caminhada, corrida, ciclismo e duatlo. A prática será combinada com outros desafios. O participante deve efetuar a inscrição no portal do Sesc SP e cumprir a proposta da atividade no local que lhe for mais conveniente e seguro. Para validar a participação, é necessário enviar uma imagem que comprove a conclusão do desafio, onde conste o tempo e o percurso realizado. Para isso, é necessário utilizar dispositivos como aplicativos no celular, relógios, GPS ou similares, bem como foto de painel de esteiras ou qualquer outro equipamento utilizado, desde que a imagem contenha tempo, distância e data de realização da atividade.

A atividade é assíncrona, ou seja, não necessita ocorrer ao mesmo tempo entre todos os participantes.

SÉRIE DE VÍDEOS – IMUNO CUIDADO

Vídeo 1 - Atividade física, imunidade e bem-estar

Com educadores físico-esportivos do Sesc Santo André

Dia 19/1, terça-feira, às 12h, no canal do Sesc Santo André no Youtube

Praticar atividade física é essencial para a saúde, tanto física quanto mental. Além disso, o hábito da prática regular de exercícios físicos pode ser uma ótima maneira de aumentar a imunidade, especialmente no momento atual, em que é tão importante estar com o organismo saudável e fortalecido. Este vídeo propõe conhecer um pouco mais sobre esses temas e seus reflexos no cotidiano.

Vídeo 2 - Influência do equilíbrio mental e emocional na imunidade e bem-estar

com Danielle Herszenhorn Admoni

Dia 26/1, terça-feira, às 12h, no canal do Sesc Santo André no Youtube

A saúde mental faz parte de um conjunto de fatores que procuramos equilibrar para melhorar nosso bem-estar no dia a dia. Mas, afinal, o que é saúde mental? O que ela tem a ver com o bem-estar? Como ela está relacionada com a nossa imunidade? Este vídeo aborda essas importantes relações, além do cuidado que devemos ter com nossa saúde mental.

Danielle Herszenhorn Admoni é psiquiatra, graduada em medicina pela FCMSC (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo), com título de especialista pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Realizou trabalhos com adolescentes em CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Juventude, de 2003 a 2008. Atualmente trabalha na Unifesp em diversos ambulatórios de psiquiatria e neurologia relacionados à infância e adolescência, e também atua no TransUnifesp (Ambulatório do Núcleo de Assistência Multiprofissional à Pessoa Trans).

Vídeo 3 - Alimentação, imunidade e bem-estar

com Bruna Sousa

Dia 2/2, terça-feira, às 12h, no canal do Sesc Santo André no Youtube

A alimentação está intimamente ligada à melhora da nossa imunidade, mas não está sozinha nesse desafio. Junto com outros aspectos pode também melhorar nosso bem-estar. Neste vídeo falaremos como a imunidade, bem-estar e alimentação estão intimamente ligados e as dicas que podemos aplicar no nosso dia a dia sobre os alimentos que fortalecem nosso sistema imune.

Bruna Sousa é nutricionista formada pela Universidade São Camilo. Possui aperfeiçoamento em Suplementação Nutricional pela USP e especialização em Obesidade e Emagrecimento pela Unifesp. Aprimoramento em Nutrição e Esporte pela UMESP, Especialização em Fisiologia do Exercício também pela Unifesp. É Antropometrista Nível II , certificada pela ISAK. Atualmente, trabalha como nutricionista das equipes adultas de vôlei feminino e masculino e também das categorias de base do SESI.

Aperte o Play - Áudio Treino

Com educadores físico-esportivos do Sesc Santo André

Dias 27/1 e 3/2, quartas-feiras, às 12h, no Portal Sesc SP/Santo André

Sessões de treinamento físico orientadas por educadores do Sesc Santo André de forma sistematizada e guiada por voz para quem quer continuar ou iniciar a prática de atividade física. Treinos para todos - independentemente de seu condicionamento físico, tempo disponível e que podem ser feitos em qualquer local.  Tudo isso embalado por uma inspiradora trilha sonora executada pelo trombonista Bocato.

A mensagem que a campanha deste ano traz ao público é de que CUIDAR FAZ BEM. Cuidar de si. Cuidar do outro. Cuidar das relações. Cuidar do ambiente em que se vive. Atitudes que se apresentam como outro eixo de ações e que fortalecem as pessoas neste momento de crise. Desta forma, o hábito fundamental de “cuidar” traz uma oportunidade de reforço do grande repertório de ações programáticas que o Sesc realiza, cotidianamente, desde seu início.

Podcast: Esporte e a Inclusão de pessoas com deficiência na Rotina de Exercícios Físicos

Com José Júlio Gavião Almeida e David Farias

29/1, sexta-feira, das 15h às 16h, Portal Sesc SP/Santo André

A série de podcasts "Esporte em Diálogo" trazendo reflexões sobre os benefícios do Esporte para a saúde física e mental de pessoas com deficiência, na medida em que amplia a força, a coordenação motora e o equilíbrio, além de possibilitar a sociabilização entre os envolvidos e proporcionar a independência no dia a dia e a autoestima. Com José Júlio Gavião Almeida e David Farias.

José Júlio Gavião Almeida, graduado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas -PUCCamp(1982), com especialização em Ginástica Artística pela Universidade Estadual de São Paulo-USP (1995); mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP (1992). Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1995). Atualmente é Professor Assistente Doutor da UNICAMP. Participa também do podcast David Farias Costa, coordenador de cursos de educação paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 

Comente aqui