Data: 07/01/2022 11:46 / Autor: Redação / Fonte: Sesc Santo André

Sesc Santo André traz espetáculos da Confraria da Dança nos domingos de janeiro

"Brinquedos e inventos para brincar” e “Sem Fim” são apresentações que convidam todas as famílias para, literalmente, entrarem na dança


Brinquedos e Inventos Para Dançar
Brinquedos e Inventos Para Dançar

Crédito: FBarella

Nos domingos de janeiro, sempre ao meio-dia, o Sesc Santo André apresenta espetáculos de dança dedicados ao público infantil. Abrindo a programação, que é direcionada Pra Todas As Famílias, nos dias 9 e 16, a apresentação Brinquedos e Inventos para Dançar, da Confraria da Dança, convida toda criançada a entrar no ritmo da história e inventar movimentos.  Nos dois últimos domingos do mês, dias 23 e 30, a Confraria volta ao teatro da unidade, desta vez com o espetáculo Sem Fim, uma brincadeira com a curiosidade humana, as descobertas da ciência e a nossa casa: o planeta Terra.  

Brinquedos e Inventos para Dançar   

A temática de Brinquedos e Inventos Para Brincar permeia o universo lúdico que nutre a criatividade infantil. O espetáculo desafia a criança a embarcar num jogo ágil de conexões, numa brincadeira de ligar pontos - ou de cortar todos os fios em miscelânea de colorido sem fim - para descobrir figuras, meias-histórias, não-personagens... Desde o início, a plateia é levada a construir a dança em cena em cumplicidade com os bailarinos, desobrigando-se a todo o momento da antiga convenção: "contar uma historinha com começo, meio e fim”.   

Ficha Técnica: Criação e interpretação: Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues. Direção artística, dramaturgia, texto, cenografia e figurinos: Diane Ichimaru. Trilha musical especialmente composta para o espetáculo: Rafael dos Santos. Músicos da trilha gravada: Rafael de Santos (piano) / Shinobu Saito (violino) / Tibô Delor (contrabaixo). Plano de iluminação: Marcelo Rodrigues. Registro fotográfico: Ricardo de Oliveira e FBarella. Produção executiva: Eddie Mansan – Sonelangeliso. Produção e realização: Confraria da Dança   

Sem Fim 

Quando nascemos, nosso Universo é pequeno e acolhedor: colo da mãe, berço, colo do pai, berço, colo da vó, berço. À medida que crescemos começamos a perceber o mundo além do nosso umbigo.  Ao olhar pro céu percebemos que somos um pontinho minúsculo suspenso na imensidão desconhecida do Universo. E surgem muitas perguntas... De onde viemos, quem somos, para onde vamos  Houve um princípio  Haverá um fim  O espetáculo SEM FIM é uma brincadeira com a curiosidade humana, as descobertas da ciência e a nossa casa: o planeta Terra, Sistema Solar, Via Láctea, Grupo Local (nas proximidades de Andrômeda e as Nuvens de Magalhães).  

Rafael dos Santos compôs as trilhas musicais especialmente para os espetáculos, num passeio pelas múltiplas vertentes da música de nosso país, desde a influência europeia trazendo a valsa, a marcha, seguindo pela diversidade rítmica oriunda da cultura indígena e africana presentes no lundu e no maxixe, arrematando com seu onírico piano erudito.  

Ficha técnica: Criação e interpretação: Diane Ichimaru e Marcelo Rodriguesdireção artística, dramaturgia, cenografia e figurinos: Diane Ichimaru. Trilha musical original: Rafael dos Santos. Plano de iluminação: Marcelo Rodrigues. Registro Fotográfico: FBarella. Produção executiva: Pedro de Freitas / Périplo. Realização: Confraria da Dança

Confraria da Dança 

Fundada em 1996 na cidade de Campinas/SP por Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues. Seus projetos direcionados à pesquisa de linguagem, criação e manutenção de espetáculos autorais acumulam premiações da FUNARTE/Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Cultura Inglesa, APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte, SESI SP, entre outros. A dupla promove parcerias com artistas das áreas da dança, teatro, música e artes plásticas, atividades diversificadas de formação e fruição artística que atingem público infantil, adultos e terceira idade, estudantes de arte em processo de formação e artistas profissionais em busca de aperfeiçoamento. Atualmente mantém em repertório os espetáculos para crianças "Mirabolante", "Sem Fim" e "Brinquedos e Inventos para Dançar" e os solos para público adulto "Adverso" e "Carta para não mandar ou cantiga interrompida".   

Diane Ichimaru - Prêmio APCA / 2009 na categoria melhor criadora-intérprete em dança, é fundadora da Confraria da Dança, onde desenvolve espetáculos autorais. Graduada em dança pela UNICAMP. Nas artes plásticas, possui experiência profissional em desenho, ilustração e criação publicitária. Desenvolve também projetos de cenografia e figurino.   

Marcelo Rodrigues - Fundador da Confraria da Dança, onde atualmente desenvolve espetáculos autorais. Bailarino, iluminador e produtor artístico. Em sua formação influíram nomes como Klauss Vianna, Laura Gimenes, Sônia Motta, além dos mestres de folias e catiras do interior do estado.   

Rafael dos Santos - Pianista, arranjador, compositor, maestro e professor. Doutor pela Universidade deIowa /EUA, é professor no Departamento de Música da UNICAMP. Exerce paralelamente intensa atividade como compositor, recitalista, concertista e músico popular. Colaborador constante da Confraria da Dança, já compôs para cinco espetáculos do repertório do grupo.  

Retomada com todo Cuidado    

PROTOCOLOS - Para adentrar as unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar comprovação das duas doses da vacina, ou dose única, contra a Covid-19 junto com um documento com foto. O público pode apresentar o comprovante de vacinação físico, recebido no ato da vacinação, ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e ConectSUS ou pelo aplicativo e-saúdeSP. Mais informações em: www.sescsp.org.br/voltagradual. O uso de máscaras cobrindo nariz e boca é obrigatório durante o tempo de permanência nos espaços.  

TEATROS - Os teatros do Sesc operam com a capacidade total de público. Os shows, peças teatrais, espetáculos de dança e circo tem ingressos marcados, que podem ser adquiridos online, pelo Portal Sesc SP, ou presencialmente nas bilheterias das unidades que integram a Rede Sesc SP.   

SERVIÇO  

TEATRO – SESC SANTO ANDRÉ   

Brinquedos e Inventos Para Dançar 

Com a Confraria da Dança 

Dias: 9 e 16 de janeiro, domingos, às 12h 

Classificação etária: Livre – especialmente recomendado para crianças de 07 a 12 anos 

Duração: 50 minutos. 

Sem Fim 

Com a Confraria da Dança 

Dias: 23 e 30 de janeiro, domingos, às 12h 

Local: Teatro do Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar - Santo André  

Classificação etária: Livre – especialmente recomendado para crianças de 07 a 12 anos 

Duração: 50 minutos.  

Venda de ingressos 

Online: no Portal Sesc SP

Presencial: nas bilheterias da Rede Sesc SP.  

A entrada nas unidades para compra de ingressos segue os protocolos de segurança contra Covid-19.  

A venda de ingressos abre na própria semana em que o espetáculo será realizado. 

terça-feira, às 14h (online) e quarta-feira, às 17h (presencial). 

Valores  

R$ 24,00 (inteira) para o público geral e R$ 12,00 (meia-entrada) para público com Credencial Plena válida e categorias elegíveis ao desconto de 50%, de acordo com a legislação vigente.  

Importante: Nos espetáculos infantis, crianças até 12 anos tem ingressos gratuitos, desde que a aquisição esteja atrelada à compra de categoria pagante.  

Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar - Santo André 

Informações: (11) 4469-1200

Comente aqui