Data: 09/05/2022 09:14 / Autor: Redação / Fonte: Sesc Santo André

Sesc Santo André oferece programação diversificada e gratuita para idosos

A oferta de atividades gratuitas em áreas de tecnologias e artes, por exemplo, visa atrair a atenção e ampliar a participação dos idosos


Sonia Lima
Sonia Lima

Crédito: Divulgação

Com a retomada total das atividades presenciais, o Sesc Santo André amplia a oferta de ações programáticas destinadas ao público com 60 anos ou mais e busca atraí-lo para além das atividades que já contam com muita procura, como os cursos regulares de esporte e atividade física, que tem grande adesão entre pessoas dessa faixa etária. 

Para isso a unidade oferece, a partir de maio, um cardápio diversificado e gratuito, especialmente pensado para receber de volta e dar as boas-vindas ao público que, graças ao ciclo completo de vacinação contra Covid, já pode deixar para trás o distanciamento e aproveitar o melhor do convívio social, com todo cuidado e atenção aos protocolos de saúde para contenção da pandemia. 

A proposta dos encontros, cursos, oficinas e aulas abertas pretende se alinhar aos anseios de idosos que buscam novas formas de estimular corpo e mente ou ampliar e desenvolver outras habilidades.

CURSOS 

LETRAMENTO DIGITAL - TECNOLOGIAS E ARTES 

Combos Digitais do Bê-à-Byte: Internet Banking & PIX 

Com Adriano Calsone

O objetivo do curso é esclarecer as principais dúvidas e entraves sobre os recursos funcionais de um aplicativo de banco por meio do uso do Internet Banking e também do PIX. "Devo ou não instalar apps de bancos e como usar o PIX sem receios?" Essas e outras dúvidas serão tiradas durante as aulas. 

Por meio de encontros semanais, os participantes serão introduzidos no universo dos aparelhos móveis, especificamente de smartphones, para que conheçam também os aplicativos e redes sociais.

Adriano Calsone faz parte da equipe do Sesc na área de Tecnologias e Artes. É educador e produtor editorial, com especialização em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. Trabalha há dez anos com letramento digital. 

De: Até 31/5, terças e quintas, das 11h às 12h30? 

Local: Espaço de Tecnologias e Artes 

Livre e Grátis para todos os públicos 

Indicação etária: A partir de 40 anos 

Inscrições: no Portal Sesc SP 

Pré-requisito: Possuir smartphone com, no máximo, 05 anos de uso e com sistema operacional Android. 

Mais informações pelo e-mail: eta.santoandre@sescsp.org.br

Edição de vídeos pelo celular - Para Idosos

Com Fábio Justino

O curso introduz técnicas básicas de edição de vídeos por meio de aplicativos gratuitos, focando o público idoso, para aumentar sua autonomia nas tecnologias móveis e no audiovisual. Por meio de exercícios simples o curso propõe, como finalização, a produção da série de vídeos "Boomers na Rede!", em que os alunos apresentam rápidas reflexões sobre o papel e o espaço da internet e das tecnologias para sua geração, conhecida como “baby boomers”. Os vídeos finalizados serão disponibilizados nas redes sociais do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Santo André. 

De: 10/5 a 28/6, terças, das 15h às 17h 

Local: Espaço de Tecnologias e Artes 

Livre e Grátis para todos os públicos

Indicação etária: a partir de 16 anos (especialmente recomendado para idosos).

Inscrições: no Portal Sesc

Pré-requisito: Possuir smartphone com, no máximo, 05 anos de uso e com sistema operacional Android.

Mais informações pelo e-mail: eta.santoandre@sescsp.org.br

DIVERSOS 22  

Mulheres No Vão De Um Século

Com Lilian de Lima e Paulinho Brandão

Celebrando o centenário da semana de arte moderna e atualizando questões de gênero tão relevantes hoje e sempre, a intenção é revisitar a trajetória de artistas que atravessaram e/ou foram atravessadas pelo movimento modernista. Algumas bastante conhecidas e outras com trajetórias menos celebradas e tantos outros nomes que possam surgir da pesquisa e das reflexões durante os encontros da oficina. Ou ainda, mulheres que fizeram parte das próprias trajetórias, das genealogias, com histórias de vida e luta que possam ganhar voz através de cantos e depoimentos. A partir da biografia dessas mulheres e da experiência viva do encontro, a ideia é mergulhar num processo criativo coletivo com estudo de textos, canções, poemas, cenas, depoimentos e narrativas. Com desejo de trazer à escuta essas vozes femininas que culminará numa festa poética e musical.

Formato

-Estudo biográfico da trajetória de artistas brasileiras;

-Cruzamento de histórias pessoais das participantes da oficina com as biografias apresentadas;

- Criação individual e/ou coletiva de materiais textuais diversos; 

- Desenvolvimento de aquecimento corporal e vocal.

ENCONTRO

DIVERSOS 22

Ponto de Encontro

Com Claudia Araújo Silva 

O Ponto de Encontro acontece mensalmente na unidade de Santo André há vários anos e seguiu online, com a mesma frequência, durante a pandemia. A intenção é estruturar e qualificar os encontros entre idosos, com a integração de profissionais contratados, diferentes equipes de funcionários e as variadas linguagens da programação para que, por meio de conversas e dinâmicas, seja possível alinhar de forma satisfatória e mais autoral alguns desejos e expectativas de idosos que frequentam a Unidade. 

A retomada dessa ação no formato presencial, chega com 3 propostas: "Diversos 2022" (de março a maio), "As idades do ser: longevidade" (de junho a agosto), e "Independência e autonomia" (de setembro a novembro). Cláudia Araújo Silva é a psicóloga convidada para mediar e entremear essas temáticas e propostas com os desejos e histórias pessoais dos participantes. Estas ações se enquadram no eixo "Sociedade e Cidadania", do Trabalho Social com Idosos, programa institucional do Sesc São Paulo.

Dias: 27/5 e 24/6, sextas, das 15h30 às 17h 

Local: Sala de Práticas Corporais 

Livre e Grátis para todos os públicos

Não é necessário fazer inscrição

OFICINAS 

Introdução à costura decorativa em bolsas e carteiras

Com Adriano Calsone

Por meio da introdução à costura, a atividade pretende repassar aos participantes princípios básicos da costura decorativa com linhas ou inserção de adereços, utilizando, para isso, os recursos das máquinas de costura do Espaço de Tecnologias e Artes. 

Cada participante costura de acordo com sua criatividade e leva a peça para casa.

Adriano Calsone faz parte da equipe do Sesc na área de Tecnologias e Artes. É educador e produtor editorial, com especialização em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. Trabalha há dez anos com letramento digital.

Dias: 15 e 29 de maio / 12 e 26 de junho, domingos, das 14h às 16h.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes 

Indicação etária: a partir de 15 anos?e especialmente recomendado para idosos.

Livre

Inscrições: gratuitas no local com 30 minutos de antecedência.

Fermentação na Culinária 

Com Cia dos Fermentados   

Em uma série de quatro oficinas, os participantes irão aprender e relacionar as técnicas simples de fermentação em evidência e que podem ser feitas em casa, dentre elas: kombucha, conservas de vegetais, pão de fermentação natural e refrigerantes de frutas. Os assuntos serão tratados individualmente em cada encontro, incluindo a retomada e discussão do assunto da aula anterior com o objetivo de fixar o aprendizado e acompanhar o exercício de fermentação que o aluno fez em casa, a fim de dirimir dúvidas e aperfeiçoar a produção caseira.

De: 21/5 a 11/6, sábados, das 14h30 às 16h30 

Local: Espaço Ateliê 

Grátis 

Inscrições: gratuitas no local com 30 minutos de antecedência.

AULAS ABERTAS – ATIVIDADE FÍSICA 

AmanheSer 

Com Educadores do Sesc Santo André 

Aulas abertas que utilizam diversas e variadas técnicas corporais orientais e ocidentais, que colaboram para o autoconhecimento e para o desenvolvimento físico. Variaremos as práticas oferecidas a cada domingo na intenção de que cada um encontre seu caminho para ampliar sua potência corporal e meditativa. Venham AmanheSer! 

Dias: 8 e 22/5 - a atividade vai até 18/12, em domingos alternados, das 10h30 às 12h. Local: Área de Convivência 

Livre e Grátis para todos os públicos. 

Não é necessário fazer inscrição  

Mandalando 

As Danças Circulares são praticadas em grupos, que formam uma grande roda e, seguindo uma coreografia e conectados entre si, reúnem energias em busca da harmonia e da consciência do todo. 

Dias: 29/5 - a atividade vai até 11/12, em domingos alternados, das 10h30 às 12h 

E todas as quintas-feiras, das 15h às 16h30. 

Local: Área de Convivência

Livre e Grátis para todos os públicos.  

Não é necessário fazer inscrição  

Dançar a Vida e a Alegria - Danças Circulares 
Com Sonia Lima  

Vivenciar diversas danças do mundo que tragam alegria do movimento, a percepção do corpo em cada passo da dança. Dançar e compartilhar a vida! 

As danças circulares são praticadas em grupos, que em círculo, segue uma coreografia e, conectados entre si, reúnem energias em busca da harmonia e da consciência do todo. 

Dias: 15/5, domingo, das 10h30 às 12h?e 19/5, quinta, das 15h às 16h30

Local: Área de Convivência

Livre e Grátis para todos os públicos 

Não é necessário fazer inscrição  

EXPOSIÇÃO

PASTEUR, O CIENTISTA

Visitas Espontâneas e Grupos Agendados 

A exposição Pasteur, o Cientista, montada em 2020 no Sesc Interlagos e, em 2021, no Sesc Campinas, traz a vida e a obra do francês Louis Pasteur (1822-1895). Com muita dedicação e paixão pelo fazer científico, o cientista contribuiu enormemente para a construção de conhecimentos e práticas que mudaram a história da humanidade. 

Estruturada em seis atos, como uma peça de teatro, a exposição é voltada para todos os públicos e possui total acessibilidade em todos os espaços (com braile, audiodescrição e ergonomia), apresentando as descobertas de Pasteur em ordem cronológica: da solução de um enigma químico – cristais de ácido do vinho aparentemente iguais reagiam à luz de forma diferente – até a descoberta da vacina contra a raiva, doença infecciosa de origem viral que acomete mamíferos, inclusive o homem, e letal em praticamente 100% dos casos. 

Interativa e didática, a mostra celebra vida e obra de Pasteur por meio de vídeos, grafismos, animações, projeções, textos e desenhos, trazendo uma analogia natural com o momento atual do mundo no enfrentamento à pandemia. 

Vamos revisitar as experiências do cientista através de um “microscópio”, entender como micro-organismos podem sobreviver sem oxigênio; espiar pelo gargalo de garrafas de vinho para descobrir os segredos da fermentação da bebida; decifrar junto com Pasteur o segredo dos “pastos malditos”, locais onde rebanhos inteiros morriam de antraz, entre outras atividades. No final, um módulo especialmente produzido no Sesc Santo André faz a ligação de Pasteur com o Brasil: pesquisas desenvolvidas por aqui, a admiração de D. Pedro II pelo cientista, o desenvolvimento nacional da produção de vacinas pelos Institutos Butantã e Oswaldo Cruz e seus desdobramentos na ciência contemporânea. 

A exposição Pasteur, o Cientista foi organizada e concebida pela Universcience – órgão do Ministério da Cultura da França – e tem curadoria de Éric Lapie e Astrid Aron e curadoria científica de Maxime Schwartz. A exposição estreou no Palais de la Découverte, em Paris, em dezembro de 2017 – ficando em cartaz até agosto de 2018. Pela primeira vez fora da França, no Brasil, a exposição tem a curadoria nacional de Juliana Manzoni Cavalcanti e Vanessa Pereira Mello (Fiocruz). 

É uma realização do Sesc São Paulo e da Universcience, com patrocínio da Sanofi Brasil e do Magazine Luiza e apoio da Embaixada da França no Brasil, a Fiocruz e o Instituto Butantan. 

Agendamento de Grupos de Idosos   

Para desenvolver uma ação educativa, propositiva e transformadora, o Sesc Santo André oferta visita mediada para grupos organizados: Instituições, Lar para Idosos, ONG’s, entre outras. Para visitar a exposição em grupo, é necessário fazer o agendamento prévio. Neste formulário de solicitação constam todas as informações necessárias para agendar as visitas e é de suma importância que o responsável pelo grupo tenha conhecimento de todas as informações sobre o agendamento. 

Até: 16/10 

Local: Espaço de Eventos 

Livre e Grátis para todos os públicos 

Horário para visitas espontâneas: de terça a sexta, das 10h30 às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30. 

Informações: agendamento.santoandre@sescsp.org.br  

Comente aqui