Data: 29/05/2013 14:57 / Autor: Redação / Fonte: Semasa

Semasa e USP promovem última oficina consultiva do Plano de Manejo do Parque do Pedroso

Estudo resulta em recomendações de recuperação e de proteção integral do parque


Parque Natural do Pedroso terá atividades de educação ambiental
Parque Natural do Pedroso terá atividades de educação ambiental

Ocorre na próxima terça-feira (4/6) a última oficina do Plano de Manejo do Parque Natural do Pedroso. O encontro tem o objetivo de prestar esclarecimentos finais à população do entorno e entidades que participaram das discussões sobre o zoneamento externo do parque.

Munícipes dos bairros Pq. Miami, Jardim Riviera, Recreio da Borda do Campo, Jardim Santo André, Vila Rica e Cata Preta, ONGs (Organizações Não Governamentais) e conselheiros do Comugesan (Conselho Municipal de Gestão Ambiental de Santo André) estão convidados a participar do último debate. “A participação da população tem sido enriquecedora para qualificar este diálogo fundamental e sensibilizar a todos a respeito da importância de uma Unidade de Conservação, como a do Pedroso, para a nossa cidade”, explica a Coordenadora de Programas da Superintendência do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e articuladora do poder público do Convênio Técnico da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário SA) e USP (Universidade de São Paulo), Elena Maria Rezende.

Com o término desta oficina, encerra-se a fase consultiva do estudo. Posteriormente, o texto do plano seguirá para análise e consulta pelos membros do Comugesan. A versão final será submetida à votação em agosto. Após a aprovação pelos conselheiros, o Semasa encaminhará o documento à Câmara Municipal em formato de Projeto de Lei do Executivo.

O QUE É O PLANO DE MANEJO
A sustentabilidade do Parque depende de seu plano de manejo. Seu principal instrumento de gestão é o zoneamento e mapeamento da Unidade de Conservação (UC), para organizar espacialmente estas zonas sob diferentes graus de proteção e regras de uso.

O plano de manejo também inclui medidas para promover a integração do Parque à vida econômica e social das comunidades vizinhas, o que é essencial para que implementação da UC seja mais eficiente. É também neste documento que as regras para visitação são elaboradas. A USP, por meio de convênio técnico com a Dersa, tem a responsabilidade de discutir o estudo com a Sociedade Civil e órgãos públicos para entregar uma proposta deste Plano ao município. O Semasa atua como parceiro técnico, uma vez que é o órgão responsável pela gestão da Unidade de Conservação.

O Plano de Manejo do Parque do Pedroso faz parte das ações de compensação ambiental promovidas pela Dersa em razão das obras do Rodoanel, trecho sul.

Serviço
Oficina conclusiva do Zoneamento Externo do Parque do Pedroso – Zonas de Amortecimento (bairros e municípios vizinhos)
Data: 04/06/2013 - Horário: 18h30 ás 21h
Local: Auditório do Centro de Referênia em Saneamento Ambiental de Santo André
Endereço: Avenida José Caballero, 143

Comente aqui