Data: 21/10/2019 08:11 / Autor: Viviane Raymundi / Fonte: Semasa

Semasa participa da 1ª Semana Lixo Zero Brasil

Autarquia vai promover visita ao Aterro Sanitário e minicurso


Dia Mundial da Limpeza no Parque do Pedroso
Dia Mundial da Limpeza no Parque do Pedroso

Crédito: Semasa / Divulgação

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) participa na próxima semana das atividades da 1ª Semana Lixo Zero Brasil. A semana de eventos vai até 27 de outubro e acontece simultaneamente em mais de 100 cidades do Brasil, além de países como Portugal e Moçambique. O objetivo é divulgar junto à população as melhores práticas e tecnologias de gestão de resíduos sólidos.

"Os serviços de limpeza em Santo André já são de excelência. Mas precisamos incentivar a população a reduzir o consumo e o descarte de resíduos, o que colabora para aumentar a vida útil do nosso Aterro Sanitário. Para isso, nesta Semana Lixo Zero, vamos oferecer atividades de educação ambiental para a população", explicou o superintendente do Semasa, Almir Cicote. 

A 1ª Semana Lixo Zero Brasil Santo André terá visitas ao Aterro Sanitário Municipal, palestras, oficinas, minicurso, intervenções artísticas e apresentações de cases. Na abertura, o organizadores apresentaram à Câmara de Vereadores um projeto de lei incluindo a Semana Lixo Zero no calendário oficial da cidade.

A equipe de educação ambiental do Semasa preparou quatro visitas ao Aterro municipal. Santo André é a única do ABC a receber 100% do lixo orgânico gerado pelos moradores em um aterro público. Além disso, o equipamento é um exemplo de boa gestão. Sua nota, concedida pela Cetesb, é 9,4, a melhor para aterros públicos em operação na Região Metropolitana de São Paulo. Na visita, o participante aprende mais sobre como é a gestão dos resíduos sólidos da cidade e passa a entender a importância do consumo racional e da coleta seletiva.

Outra atividade do Semasa que também faz parte da Semana Lixo Zero é o Minicurso Criança e Ambiente: vivências na natureza urbana. No encontro, além de resgatar o contato das crianças com a natureza urbana, os agentes ambientais do Semasa vão discutir o consumismo.

As inscrições para as atividades do Semasa podem ser feitas pelo telefone 4433-9846. As inscrições para o minicurso também podem ser feitas pela internet. Haverá quatro visitas ao Aterro, sendo que três são para grupos fechados de estudantes e uma, no dia 26 de outubro, a partir das 7h, estará aberta para inscrições também pelo telefone 4433-9846.

Confira as demais atividades da 1ª Semana Lixo Zero Brasil em Santo André no site http://semanalixozero.com.br/santo-andre/. Além do Semasa, são parceiros dos eventos o Instituto Coração de Jesus, ESI Colégio São José, ETEC Júlio de Mesquita, Biociente , Futura Consultoria e Banco de Alimentos de Santo André. A organização é do Instituto Lixo Zero Brasil.

Comente aqui