Santo André Meio Ambiente

Semasa multa infrator por descarte de resíduos próximo ao córrego Cassaquera

Responsável recebeu multa e terá que fazer a limpeza de toda a área

  • Data: 11/12/2019 17:12
  • Alterado: 11/12/2019 17:12
  • Autor: Paloma Alvarez Alonso
  • Fonte: Semasa
Semasa multa infrator por descarte de resíduos próximo ao córrego Cassaquera

Semasa multa infrator por descarte de resíduos próximo ao córrego Cassaquera

Crédito:Divulgação/Semasa

A equipe de fiscalização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou mais um infrator pelo crime ambiental de descarte de resíduos sólidos. O local escolhido pelo infrator para a disposição ilegal de entulho e terra foi a rua Nat King Cole, no Parque Gerassi, próximo ao Córrego Cassaquera, uma Área de Proteção Permanente.

Os agentes da autarquia já monitoravam o local há algum tempo. Na última segunda-feira (9) aconteceu uma nova operação que verificou o descarte de mais de 20 toneladas de lixo no local. Com o auxílio de câmeras de monitoramento e vistoria nos resíduos descartados foi possível identificar o responsável.

O infrator recebeu três Autos de Infração Ambiental (multas) que totalizam 15 mil FMPs (Fator Monetário Padrão), equivalente a R$ 60 mil, e precisará efetuar a limpeza total da área.

Últimos casos – Entre o final de novembro e o início deste mês, a fiscalização ambiental do Semasa também flagrou e identificou responsáveis por descarte de resíduos em dois pontos da cidade (na Av. Lauro Gomes e na rua Ingá).

Além das multas, os infratores foram obrigados a prestar serviços de limpeza de remoção de lixo como forma de compensação pelo crime ambiental. Estes serviços ocorreram na última segunda-feira com acompanhamento de agentes da autarquia. Para estes dois casos, estima-se uma economia de R$ 10 mil que seriam gastos pelo Semasa para limpeza dos locais.

O descarte irregular de lixo é um crime ambiental passível de multa e até mesmo detenção. A população pode e deve denunciar esta prática ao Semasa, que conta com o apoio dos moradores para realizar flagrantes, inclusive enviando fotos, vídeos e informações que possam permitir a identificação dos infratores. As denúncias podem ser feitas sempre pelos telefones 115, 08004848-115 ou 4433-9300, da Central de Atendimento da autarquia ou ainda pelo Facebook do Semasa.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação/Semasa
1
Crédito:Divulgação/Semasa
1
Crédito:Divulgação/Semasa
1
Crédito:Divulgação/Semasa
1
Crédito:Divulgação/Semasa Semasa multa infrator por descarte de resíduos próximo ao córrego Cassaquera

  • Data: 11/12/2019 05:12
  • Alterado: 11/12/2019 05:12
  • Paloma Alvarez Alonso
  • Semasa









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados