Santo André Meio Ambiente

Semasa elimina ponto de acúmulo de resíduos no bairro Cidade São Jorge

Local fica em região onde Moeda Verde foi implantado

  • Data: 25/10/2019 14:10
  • Alterado: 25/10/2019 14:10
  • Autor: Viviane Raymundi
  • Fonte: Semasa
Semasa elimina ponto de acúmulo de resíduos no bairro Cidade São Jorge

Semasa elimina ponto de acúmulo de resíduos no bairro Cidade São Jorge

Crédito:Divulgação/Semasa

Mais um ponto de acúmulo de resíduos que atrapalhava a vida dos moradores da cidade foi eliminado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). A revitalização foi possível graças à implantação do programa Moeda Verde no núcleo Espírito Santo, que fica na região do bairro Cidade São Jorge.

Localizado na rua Caldas, o ponto de acúmulo estava ao longo do muro de um terreno particular, ao lado de um abrigo de ônibus e próximo a comércios, causando muitos transtornos para os pedestres. Entre 2018 e 2019, o Semasa removeu do local 561 toneladas de resíduos, a um custo de R$ 105 mil, mas nem a limpeza constante inibia o descarte irregular de resíduos e até a queima de lixo comum.

“Após a implantação do Moeda Verde na região, na comunidade Espírito Santo, o volume de descarte começou a diminuir e conseguimos revitalizar o local. A calçada foi refeita e canteiros para plantas foram construídos. Estamos agora fazendo a gestão para que o proprietário do terreno particular pinte o muro, o que vai melhorar o aspecto geral da rua”, destacou o superintendente da autarquia, Almir Cicote.

Os moradores da região também aprovaram a iniciativa. “A situação era crítica. Antes, tinha descarte de madeira, guarda-roupa, fogão, mesa e até cachorro e gato mortos. Aqui chegou a vir até bombeiro por causa da queima de lixo. Mas agora vai melhorar, porque o povo está se conscientizando”, disse a moradora Nair Antunes de Oliveira.

Por causa do excesso de lixo, pessoas que dependem do transporte público tinham quase de subir em cima dos resíduos para pegar a condução. “Antes eu preferia até pegar o ônibus na rua de baixo para não passar por aqui. Mas essa intervenção mudou a realidade da rua”, comemorou a gerente de vendas Paula Augusta Bernardes, residente do bairro há mais de 10 anos.

O programa Moeda Verde chegou ao bairro Cidade São Jorge no final de setembro, quando começou a atender moradores do núcleo Espírito Santo. O ponto de troca de recicláveis por hortifrútis fica na esquina das ruas Maranhão com a Goiás, a cerca de 600 metros do ponto de acúmulo da rua Caldas. As trocas no Espírito Santo acontecem a cada duas semanas, sempre às sextas, das 9h30 às 11h.

Desde o lançamento do Moeda Verde em Santo André, o Semasa eliminou seis pontos de acúmulo próximos a locais de troca. Um dos objetivos do programa é exatamente conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos e a redução dos pontos de acúmulo. Os espaços revitalizados ganham nova calçada, floreiras, vagas para carros e, muitas vezes, pintura.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação/Semasa
1
Crédito:Divulgação/Semasa Semasa elimina ponto de acúmulo de resíduos no bairro Cidade São Jorge

  • Data: 25/10/2019 02:10
  • Alterado: 25/10/2019 02:10
  • Viviane Raymundi
  • Semasa









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados