Data: 05/06/2020 13:09 / Autor: Paloma Alvarez Alonso / Fonte: Semasa

Semasa celebra Mês do Meio Ambiente com atividades virtuais

Todas as iniciativas são gratuitas e os cursos têm oportunidade de certificação


Semasa celebra Mês do Meio Ambiente com atividades virtuais de educação ambiental
Semasa celebra Mês do Meio Ambiente com atividades virtuais de educação ambiental

Crédito: Divulgação/Semasa

Nesta sexta-feira (5) é comemorado oficialmente o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada para mobilizar cidadãos a refletir sobre o papel de cada um no mundo em que vivemos e os efeitos que os nossos hábitos causam no meio ambiente. E, com este objetivo, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) oferece neste mês dois pocket cursos com temáticas ambientais: água e consumo.

O primeiro curso, “Água e Meio Ambiente: Panorama Geral da Água”, abre inscrições no próximo dia 11 e vai abordar a questão da escassez hídrica do planeta e a situação deste recurso natural no Brasil e no mundo. A primeira turma deste pocket registrou mais de 100 inscritos. “Foi de grande valor de conhecimento. Apesar de pensar que já sabia sobre a água da Billings, a conservação de áreas de mananciais, entre outros tópicos, na realidade, não sabia tão a fundo, nem com esse olhar reflexivo”, comentou uma das participantes, Úrsula Passos de Lima Leite.

No dia 16, começam as inscrições para a segunda formação, que abordará o tema “Consumidores ou Cidadãos? A sociedade de consumo e as novas tendências de economias: circular, colaborativa e compartilhada”. A proposta pretende promover a reflexão entre os participantes sobre quais são os impactos do modo de vida atual no ambiente e se é possível mudar estes hábitos.

Os pocket cursos são totalmente à distância, por meio de uma plataforma que permite que o interessado desenvolva as atividades ao seu tempo, dentro de um período de aproximadamente 15 dias. No final, há certificação digital para os participantes. A iniciativa faz parte do projeto Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes da Educação Ambiental do Semasa. Todas as informações e as inscrições estão no portal www.semasa.sp.gov.br/minicursos.

Outras atividades - Além dos cursos, na próxima semana, haverá novidades, desta vez voltada às crianças até 12 anos, com atividades de sensibilização para os pequenos, com linguagem adaptada e recursos visuais adequados para cada faixa de idade, em um espaço virtual.

No Facebook do Semasa (www.facebook.com/SemasaSantoAndre), ao longo de toda esta semana, foram veiculadas postagens especiais com foco no Dia Mundial do Meio Ambiente, que abordaram dados e informações ambientais, dentro do contexto da sensibilização ambiental. Ainda na rede social, ao longo dos próximos finais de semana de junho, crianças e adultos poderão jogar um quebra-cabeça virtual e conhecer um pouco mais das belezas do Parque do Pedroso, importante Unidade de Conservação de Santo André.

Comente aqui