Data: 02/12/2019 13:11 / Autor: Paloma Alvarez Alonso / Fonte: Semasa

Semasa autua responsável por descarte de entulho na Av Lauro Gomes

Ação contou com o apoio de câmeras do COI e denúncia de moradores da região


Fiscalização Ambiental do Semasa autua responsável por descarte de 40 toneladas de entulho na avenida Lauro Gomes
Fiscalização Ambiental do Semasa autua responsável por descarte de 40 toneladas de entulho na avenida Lauro Gomes

Crédito: Divulgação/Semasa

A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou mais um responsável pelo crime ambiental de descarte de resíduos em via pública da cidade. Cerca de 40 toneladas de terra e entulho foram despejadas pelo infrator às margens do córrego dos Meninos, na avenida Lauro Gomes (Vila Palmares).

A ação envolveu denúncia, com fotos e vídeos enviados por moradores, além de análise das imagens das câmeras de segurança do município, em parceria com a Guarda Civil Municipal, por meio do COI (Centro Operações Integradas). Com as imagens, foi possível identificar a placa do caminhão que efetuou o descarte e viabilizar a autuação ambiental. Os resíduos depositados irregularmente obstruíram o canteiro lateral e parte da via pública, atrapalhando, inclusive, o fluxo de veículos.

O responsável recebeu dois Autos de Infração Ambiental (equivalente a multa) que totalizam um valor de R$ 40.283,00, e também deverá compensar o dano ambiental causado mediante à recolha de volume ou peso de resíduos equivalente no município, promovendo ainda a destinação correta do material.

O veículo flagrado nesta oportunidade já tinha sido autuado pelo Semasa por descartes praticados na mesma região, em novembro do ano passado, além de possuir relação com uma empresa de transbordo de resíduos interditada pela autarquia por falta de licença ambiental, também naquele mesmo mês.

O descarte irregular de lixo é um crime ambiental passível de multa e até mesmo detenção. A população pode e deve denunciar esta prática ao Semasa, que conta com o apoio dos moradores para realizar flagrantes, inclusive enviando fotos, vídeos e informações que possam permitir a identificação dos infratores. As denúncias podem ser feitas sempre pelos telefones 115, 08004848-115 ou 4433-9300, da Central de Atendimento da autarquia ou ainda pelo site ou pelo Facebook do Semasa.

Crédito: Divulgação/Semasa

Comente aqui