Data: 22/11/2019 16:40 / Autor: Paloma Alvarez Alonso / Fonte: Semasa

Semasa autua empresas por descarte irregular na Vila Linda

Além da multa, responsáveis foram obrigados a limpar todo o resíduo depositado ilegalmente


Semasa autua empresas por descarte irregular de mais de 8 toneladas de madeira na Vila Linda
Semasa autua empresas por descarte irregular de mais de 8 toneladas de madeira na Vila Linda

Crédito: Divulgação/ Semasa

A fiscalização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou três responsáveis pelo despejo ilegal de 8,5 toneladas de resíduos de madeira que foram descartados nas ruas Ingá, Carijós e Almenor Jardim Silveira, além de um terreno baldio próximo destas vias, na Vila Linda.

O crime ambiental ocorreu durante o feriado de 20/11 e as denúncias partiram de moradores da região. Ao atender a ocorrência, a equipe da autarquia constatou a infração e foi possível identificar todas as empresas envolvidas, já que as denúncias foram acompanhadas de fotos e vídeos, encaminhados pelos munícipes, corroborando a ação do Semasa.

Diante do flagrante, o receptor do material recebeu um Auto de Infração Ambiental – equivalente a multa – no valor de 500 FMPs (R$ 2.014,15) e teve de efetuar a limpeza completa do resíduo disposto. A limpeza, acompanhada pelo Semasa, durou cerca de oito horas. A empresa receptora também recebeu uma Advertência Ambiental por operar a atividade de marcenaria de forma irregular e sem licenciamento.

A empresa transportadora do material, assim como o dono do caminhão, também foram multados em 5 mil FMPs (R$ 20.141,50) cada um e poderão compensar o dano mediante prestação de serviços, como recolha e destinação de resíduos em quantidade (peso) equivalente ao descartado. A ocorrência teve apoio da Guarda Civil Municipal e do 41º Batalhão da Polícia Militar.

O descarte irregular de lixo é um crime ambiental passível de multa e até mesmo detenção. A população pode e deve denunciar esta prática ao Semasa, que conta com o apoio dos moradores para realizar flagrantes como este, inclusive enviando fotos, vídeos e informações que possam permitir a identificação dos infratores. As denúncias podem ser feitas sempre pelos telefones 115, 08004848-115 ou 4433-9300, da Central de Atendimento da autarquia ou ainda pelo Facebook do Semasa.

Comente aqui