Data: 31/07/2015 13:40 / Autor: Marcos Imbrizi / Fonte: Secom PSA

Saúde é o tema da programação da EFA

Estão previstas série de atividades que visam relacionar a saúde e o meio ambiente na programação da Escola de Formação Ambiental (EFA) Billings ; Mostra Tela Verde é o destaque


Escola de Formação Ambiental Billings
Escola de Formação Ambiental Billings

Crédito: PSA

A programação da Escola de Formação Ambiental (EFA) Billings tem início no Dia Nacional da Saúde, 5 de agosto. Nesta data, será realizada a atividade “Saúde e meio ambiente andam juntos!”, que tem por objetivo reforçar a importância e relação entre a saúde e o meio ambiente e informar a população da região quanto à importância do cuidado com as áreas de manancial para a saúde. A atividade, que será realizada no Posto de Saúde do Parque Andreense, na Rua Ibertioga, s/n, das 9h às 11h, e das 14h às 16h, envolverá a orientação de adolescentes e adultos e oficinas de pintura sobre o tema com as crianças. Neste mês a programação terá como tema a saúde. Todas as atividades são gratuitas.

Para os dias 7 e 14, das 9h às 11h, e das 14h às 16h, estão previstas a realização da Expedição Mata Atlântica. Trata-se de visitas que tem como objetivo sensibilizar os participantes quanto à importância da Mata Atlântica e sua relação com a saúde. A atividade envolverá a apresentação de vídeos, realização de dinâmicas em grupo, caminhada por uma pequena trilha, além de uma oficina de mini-terrário e visita ao viveiro de mudas da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense. As visitas são voltadas para crianças de 05 a 10 anos. O encontro será na EFA Billings, na Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,3, no Parque Andreense. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico eeambiental@santoandre.sp.gov.br ou pelo telefone 4439-5022.

O CESA Parque Andreense receberá nos dias 17, 19, 20, 21 e 24 a Mostra do Circuito Tela Verde. As sessões serão das 9h às 12h, e das 13h30 às 16h30. Em sua 6ª edição, a atividade terá como tema “Muito além do lixo tem ...” e será realizada até setembro em escolas municipais da região de Paranapiacaba e Parque Andreense com a exibição de vídeos. A mostra é voltada para crianças de cinco a 10 anos da região e contará com a exibição de vídeos do Circuito e atividades lúdicas com temas voltados ao consumo consciente, destinação final adequada de resíduos sólidos e sua relação com a saúde, incluindo jogos gigantes e oficina de brinquedos com materiais recicláveis. Entre os vídeos a serem exibidos destacam-se: “Toda forma se transforma”, “Aninha visita Rezaiclon”, “Robocopo” e “Lixo Lixinho”, entre outros.

O Circuito Tela Verde é uma iniciativa dos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura e tem como objetivo divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual e da educomunicação. Entre os espaços exibidores estão Salas Verdes, Escolas, Universidades, Sindicatos, Cineclubes, Unidades de Conservação, Órgãos Públicos, Museus, Pontos de Cultura entre outros. A Escola de Formação Ambiental Billings, selecionada pelo Projeto em 2013, é um dos espaços exibidores em Santo André.

Para encerrar a programação do mês, no dia 26, das 9h às 11h e das 14h às 16h, será realizada a Expedição Manancial, visita monitorada com o objetivo de sensibilizar os participantes quanto à importância da conservação das áreas de mananciais e sua relação com a saúde. A atividade, que acontecerá na EFA Billings, envolverá a apresentação de vídeos, a realização de dinâmicas em grupo, a visita a um trecho da Represa Billings, além da coleta e análise de amostra de água. As visitas são voltadas para crianças de 07 a 10 anos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico eeambiental@santoandre.sp.gov.br ou pelo telefone 4439-5022.

Ainda em agosto a EFA Billings retoma a programação de aulas com a turma do Projeto Pegada Jovem - Núcleo Parque Andreense, projeto realizado em parceria com o SEMASA.

A Escola de Formação Ambiental Billings é uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, responsável pela administração da região de proteção e recuperação de mananciais de Santo André e Vila Ferroviária de Paranapiacaba. A cada mês, a escola organiza uma programação com oficinas, cursos, visitas pedagógicas e palestras. O endereço da escola é Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,5, no Parque Andreense.

SERVIÇO:
Programação da Escola de Formação Ambiental Billings – Agosto 2015
Neste mês a programação tem como tema a saúde
Inscrições e informações: (11) 4439-5022 ou pelo e-mail: eeambiental@santoandre.sp.gov.br
Toda a programação é gratuita.

Comente aqui