Data: 04/07/2016 08:32 / Autor: Bianca Fontes / Fonte: Secom - PSA

Saúde de Santo André entrega US Paraíso

Unidade passou por reformas na estrutura e ampliação de pelo menos 90 metros quadrados; Equipamento abre para o público nesta segunda-feira (4)


Crédito: Diego Barros/PSA

Encerrando a agenda de inaugurações da semana, o Prefeito Carlos Grana participou na sexta-feira (1), da cerimônia de entrega da Unidade de Saúde Paraíso, localizada na Rua Juquiá, 256, Paraíso. Com um orçamento do município em torno de R$ 200 mil, a unidade passou por reformas na estrutura e ampliação de pelo menos 90 metros quadrados.

No projeto, o número de consultórios subiu de três para cinco, sendo que dois deles possuem banheiro para procedimentos ginecológicos. O consultório de odontologia foi equipado com duas cadeiras odontológicas, Raio X, escovódromo e depósito. Setores administrativos e áreas de apoio também foram readequadas. A sala de espera ampliou sua capacidade, comportando 40 assentos em frente a recepção.

“Essa revitalização fará com que o atendimento seja oferecido com mais conforto aos munícipes que nós assistimos. É importante um espaço bem organizado e distribuído porque isso faz com que o paciente, que não está numa condição de saúde boa, se sinta mais acolhido”, comenta a encarregada técnica da unidade, Deborah Neves Figueiredo.

Há também uma área externa em preparação para receber o arquivo morto de fichas e prontuários de toda a rede de saúde municipal. Com isso, salas que estão sendo utilizadas para essa finalidade em outras unidades serão aliviadas e poderão ser aproveitadas para atender à população.

As obras na unidade começaram em fevereiro deste ano. Em maio, o espaço foi fechado e os pacientes foram redirecionados para o posto do Jardim Alvorada, para que não houvesse interrupções nos atendimentos. A partir desta segunda-feira (4), a US Paraíso abre, após higienização, para receber o público.

Há 26 anos trabalhando na unidade, a cirurgiã dentista Júlia Pezzolo Farina, se emocionou com a entrega por possuir um vínculo com o local muito além do tempo de serviço. O pai de Júlia foi o ex-prefeito de Santo André, Antônio Pezzolo, que fundou a unidade em 1975.

“A gente já enfrentou várias dificuldades nesta unidade. Passamos também por outras reformas, mas nunca uma como está, que atende todas as necessidades do bairro”, comemora Júlia.

A US Paraíso oferece atendimento nas especialidades de Ginecologia, Pediatria, Clínica Médica e Odontologia, com uma média de quatro mil consultas mensais no total. Além disso, ela possui a Estratégia de Saúde na Família, ação em que agentes de saúde visitam as famílias moradoras do entorno, cadastrando seus membros e identificando as necessidades relacionadas à saúde das pessoas e auxiliando nos atendimentos à domicílio. Neste serviço, a média de atendimento mensal chega a 1,5 mil. Com a reforma, Figueiredo acredita que possa haver um aumento na procura de serviços como aferição de pressão, Farmácia e vacina.

Comente aqui