Data: 20/09/2019 10:06 - Alterado em: 21/09/2019 07:04 / Autor: Guilherme Menezes / Fonte: Secom PSA

Santo André vai ganhar moderna pista de skate no bairro Valparaíso

Skate Park Santo André vai funcionar em praça na avenida Atlântica e será a única do país que contará com estrutura para prática de duas modalidades diferentes do esporte


Santo André vai ganhar uma das pistas de skate mais modernas da América Latina
Santo André vai ganhar uma das pistas de skate mais modernas da América Latina

Crédito: Alex Cavanha/PSA

O prefeito Paulo Serra assinou nesta quinta-feira (19) ordem de serviço para elaboração do projeto executivo do Skate Park Santo André, equipamento que vai contar com uma das mais modernas pistas de skate da América Latina. O local escolhido para a construção foi a praça Doutor Sérgio Cyrino da Silva, na avenida Atlântica, no bairro Valparaíso. A assinatura contou com a presença do andreense e campeão mundial de skate, Sandro Dias, o Mineirinho.

“Investimento em esporte é uma ferramenta transformadora e este sonho está prestes a sair do papel com a construção deste Skate Park, e podemos dizer com certeza que esta será uma das melhores pistas da América Latina. Este projeto é das mãos dos próprios skatistas e esta união deixará um espaço de qualidade. Vamos estender as reformas para as outras pistas da cidade e aqui, na praça, não só o complexo dará uma nova cara para a região, mas toda a revitalização que faremos no entorno, com paisagismo, iluminação, equipamentos de ginástica, entre outros quesitos”, disse o prefeito Paulo Serra.

A empresa contratada pela Prefeitura para a elaboração projeto executivo é a Insane Ramps, representante no país da California Skaterparks, que desenvolve as maiores pistas de skate do mundo e que será responsável também pela pista das Olimpíadas de Tóquio em 2020. O custo da obra, que se iniciará no mês de novembro, é de R$ 5 milhões, provenientes da linha de crédito recebida junto à Caixa, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).

O Skate Park Santo André será o único equipamento do país que contará com estrutura para duas modalidades do esporte, a street e park, que estarão presentes nos Jogos Olímpicos do próximo ano.

O complexo de skate terá 5.161 m², sendo 3.500 m² de pistas de skate (2.000 m² pista park e 1500 m² de pista street). O projeto ainda passará por análise e estudo de diversos setores envolvidos com a modalidade. O espaço poderá receber eventos e campeonatos, treinamentos, formação de atletas, competições nacionais e internacionais e Jogos Olímpicos.

Além das pistas, o Skate Park Santo André terá estacionamento, lojas, restaurantes, arquibancadas, sala técnica, auditório, sala de musculação e treinamento funcional, sala médica, sala de imprensa, sala administrativa, cabine de controle de multimídia, vestiários, sanitários e cozinha.

“Frequentei muito essa praça aqui e esse projeto é a realização de um sonho. Quando morava em Santo André tinha dificuldades de andar de skate pela falta de estrutura e acabei indo para os Estados Unidos. Agora com essa pista atualizada e moderna, quem sabe eu não volte a morar definitivamente aqui e use esta estrutura”, brincou o multicampeão Sandro Dias, que também é diretor esportivo da Confederação Brasileira de Skate.

Comente aqui