Data: 05/10/2016 15:03 - Alterado em: 17/10/2019 09:17 / Autor: Marcos Imbrizi / Fonte: Secom PSA

Santo André respira cultura neste fim de semana!

Orquestra Sinfônica de Santo André apresenta ópera Madama Butterfly pela primeira vez na cidade; no fim de semana terá ainda lançamentos de livros, apresentações da Banda Lira e exposições


Ensaio da ópera Madama Butterfly, no Teatro Municipal
Ensaio da ópera Madama Butterfly, no Teatro Municipal

Crédito: Angelo Baima/PSA

A ópera Madama Butterfly, de Giacomo Puccini, será executada pela Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA) e a Cia. Ópera São Paulo pela primeira vez na cidade. As apresentações serão neste sábado (19) e domingo (20), respectivamente às 19h e 18h, no Teatro Municipal Flavio Florence. O espetáculo será encenado também nos dias 25 e 27 no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, às 20h e às 17h. Entrada franca. A agenda do fim de semana terá ainda lançamentos de livros, apresentações da Banda Lira e exposições.

Encenada pela primeira vez no Teatro Alla Scalla de Milão, em 1904, a ópera Madama Butterfly conta a história de Cio-Cio-San (Butterfly), uma bela e jovem gueixa que sacrifica a família, a religião e a própria vida por amor ao marido, Pinkerton, um oficial da Marinha norte-americana. A apresentação terá regência do maestro Abel Rocha, direção cênica de Jorge Coli, cenografia de Giorgia Massestani e direção artística de Paulo Abrão Ésper.

A soprano Marly Montoni interpretará Madama Butterfly. O oficial Pinkerton será interpretado pelos tenores Fernando Castro e Paulo Paolillo. A ópera contará ainda com o barítono Tomás David e a mezzo-soprana Catarina Taira. O elenco terá ainda a participação de Ulisses Montoni, Gustavo Lassen, Marcus Ouros, Marcelo Mesquita e Alex Meister. Figurinos do acervo da Cia. Ópera São Paulo e Theatro São Pedro.

Para as apresentações em Santo André, nos dias 19 e 20, às 19h e 17h, os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Teatro Municipal duas horas antes. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro. No Teatro Sérgio Cardoso, nos dias 25 e 27, às 20h e 17h, os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes. O endereço é rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, São Paulo.

Estacionamento – Neste fim de semana o estacionamento do Paço Municipal estará parcialmente fechado devido à realização da Okto Beers Fest. As vagas disponíveis nestes dias serão compartilhadas entre os públicos de ambos os eventos. A recomendação é que as pessoas que vierem aos concertos procurem alternativas de estacionamento nas proximidades ou utilizar o transporte público ou de carros de aplicativos.

Exposições – Neste domingo, às 10h, o Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa receberá a segunda Roda de Caboclo e mostra cultural, com a participação de grupos de samba, capoeira, cuximba e afoxé. A mostra poderá ser conferida de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30, e sábados das 9h às 14h30. O endereço é rua Senador Flaquer, 470, Centro.

Na Casa do Olhar Luiz Sacilotto está em cartaz a exposição ‘Cidades Ainda Orbitam Sóis’, individual do artista Leopoldo Ponce. São cerca de 20 trabalhos, em sua maioria inéditos, que apresentam uma complexa trama de interrelações entre imagens, textos e configurações de objetos no espaço. Visitas gratuitas de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábados, das 10h às 15h. Até 23 de novembro. O endereço da Casa do Olhar é rua Campos Sales, 414, Centro.

Duas mostras estão em cartaz no Salão de Exposições do Paço Municipal. ‘Ver não é o Suficiente’ apresenta 60 trabalhos de artistas que compõem o acervo da Casa do Olhar Luiz Sacilotto. Entre eles, Antonio Henrique Amaral, Geraldo de Barros, Thomaz Ianelli, Vânia Mignone, Carla Chaim e Ana Luiza Dias Batista. Até 16 de novembro.

E ‘Fazeres da Tradição’ reúne 23 obras que apresentam a temática da cerâmica indígena, tanto das etnias que ainda produzem objetos na atualidade como daquelas já extintas ou que perderam a cultura da cerâmica: Terena, Kadiweu, Xakriabá, Asurini, Karajá, Waurá e Kaingang, bem como as cerâmicas arqueológicas Marajoara, Tapajônica, Tupinambá e Tupi-guarani. Visitas até 30 de outubro. O Salão está localizado na Praça IV Centenário, s/n, Centro.

Quem passar pela Casa da Palavra Mario Quintana poderá conferir as exposições ‘100 Retratos Underground’, de Prila Maria, que reúne retratos de artistas do cenário alternativo da cidade, e ‘A Cara da Palavra – Literatura e seus Traços’ com caricaturas do cartunista Fernandes. O endereço é Praça do Carmo, 171, Centro. Visitas de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h. Atividades gratuitas.

E no Espaço Permanente do Acervo de Arte Contemporânea de Santo André – Pinacoteca a atração é ‘Habitar’. São 30 fotografias de diferentes artistas que propõem a relação entre a arte e o meio ambiente. O espaço funciona junto à Sabina Escola Parque do Conhecimento, na rua Juquiá, altura do nº 135, na Vila Eldízia. Ingressos de R$ 10 a R$ 20.

Outras atrações – Dentro do projeto Quintas Lá em Casa, o Grupo Lúmen se apresentará nesta quinta-feira (17), às 19h, na Casa da Palavra Mario Quintana. Nesta semana o espaço terá ainda o lançamento de dois livros. Na sexta-feira (18), às 18h30, o sociólogo Diego Tavares lançará ‘A fábrica que o sindicato não encontrou’. E no sábado, a partir das 13h, será a vez de Bruno Eduardo apresentar ‘Feto Afeto’. O endereço é Praça do Carmo, 171, Centro.

E nesta semana a Banda Lira realizará duas apresentações. Na quinta-feira, às 18h30, os músicos estarão na Creche Irmã Rosina (Rua Amélia Rodrigues, 456, Vila Guaraciaba). E no domingo será a apresentação mensal da corporação, às 15h, no Parque Antonio Pezzolo (Ipiranguinha). O endereço é rua 7 de Setembro, s/n, na Vila Alzira. Atividades gratuitas.

Lazer – A ciclofaixa de lazer é a alternativa para quem curte andar de bicicleta pela cidade. A atividade é realizada aos domingos, das 7h às 13h. Com cerca de 4 km, o roteiro pelo centro da cidade passa pelo Paço Municipal.

A Brinquedoteca do Parque Chácara Pignatari também é uma boa opção de lazer no fim de semana na cidade. O endereço é avenida Utinga, 136, Vila Metalúrgica. O funcionamento é das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Outra opção é a Ludoteca do Parque Prefeito Celso Daniel, aberta das 9h às 12h, e das 13h às 16h30. O parque está localizado na avenida Dom Pedro II, 940, no bairro Jardim. Atividades gratuitas.

A agenda cultural da cidade é uma realização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 4433-0652, ou no site: http://www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/

Comente aqui