Data: 05/10/2016 15:03 - Alterado em: 05/03/2020 10:03 / Autor: Marcos Imbrizi / Fonte: Secom PSA

Santo André respira cultura neste fim de semana!

Grupo Lúmen é a atração na reabertura do projeto Quintas Lá em Casa; Show será nesta quinta (5), na Casa da Palavra Mário Quintana, que terá ainda lançamento de livro e exposição


Grupo Lúmen
Grupo Lúmen

Crédito: Divulgação

Nesta semana a Casa da Palavra Mário Quintana contará com uma programação diversificada. Nesta quinta-feira (5), às 19h, o local recebe show de serenatas do Grupo Lúmen, abrindo a temporada 2020 do projeto Quintas Lá em Casa. Ao completar 30 anos de história, o grupo apresenta um repertório dedicado à Música Popular Brasileira, com composições românticas de todas as épocas. ‘Fascinação’, ‘Carinhoso’, ‘Papel Marche’ e ‘Wave’ são alguns dos exemplos deste repertório.

No sábado (7), às 15h, Samara Andresa Del Monte e Claudia Del Monte estarão na Casa da Palavra para o lançamento do livro ‘Samara apaixonada pela vida’. Com o subtítulo ‘A paralisia cerebral não me impediu de ser a protagonista da minha própria vida’, a obra conta a história de superação de Samara, que contou com o apoio fundamental de sua mãe. A autora é jornalista com atuação na mídia regional e se comunica com símbolos Bliss. A publicação estará à venda durante o lançamento na Casa da Palavra.

Também no sábado será realizada a abertura da exposição ‘Mulheres de Fernandes’. São 50 charges do cartunista e artista plástico Fernandes dedicadas às mulheres. O endereço é Praça do Carmo, 171, Centro.

Exposições – A atração da Casa do Olhar Luiz Sacilotto é a primeira mostra do Laboratório Expositivo do Grupo de Estudos do espaço. Com orientação da artista Cristina Suzuki, o grupo começou a se reunir durante o segundo semestre do ano passado e agora tem a oportunidade de apresentar sua produção.

Participam da atividade os artistas visuais Aline Moreno, Eder Roolt, Edu Silva, Gabriel Souza, Julian Campos, Leticia Gonçalves, Mauro Yamaguti e Soraia Dias. Visitas gratuitas de terça-feira a sábado, das 10h às 17h, até 21 de março. O endereço é rua Campos Sales, 414, Centro. Grátis.

No Salão de Exposições do Paço Municipal segue em cartaz a ‘Ocupação Zhô Bertholini – Existencialista Ambulante’. A exposição reúne trabalhos do próprio andreense e de outros artistas feitas em sua homenagem. São poesias, colagens, postais, revistas, zines, plaquetes e pôsteres, entre outras obras. A ocupação é organizada pela Casa do Olhar Luiz Sacilotto. As visitas podem ser feitas até 21 de março, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Entrada franca. O salão fica na Praça IV Centenário, s/n, Centro.

No Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa o público pode conferir a exposição fotográfica ‘A Favela que Eu Vejo’. São fotos de autoria dos participantes do projeto ‘Favela na Tela’, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura, que retratam o olhar dos moradores das comunidades do Alzira Franco, Jardim Cristiane, Tamarutaca – Vila Guiomar, Sacadura Cabral e Vila Palmares.

Na Sala Especial do visitante a atração é ‘Natalino Vertematti e suas ferramentas’. A exposição reúne reportagens publicadas na coluna ‘Memória’ do jornalista Ademir Médici, além de ferramentas de marcenaria doadas pela família de Vertematti ao museu. O local abriga ainda outras exposições de longa duração. Visitas gratuitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h e aos sábados, das 9h às 15h. O endereço do museu é rua Senador Fláquer, 470, Centro.

Já no Espaço Permanente do Acervo de Arte Contemporânea de Santo André – Pinacoteca o visitante pode conferir ‘Habitar’. São 30 fotografias de diferentes artistas que propõe a relação entre a arte e o meio ambiente. O espaço funciona junto à Sabina Escola Parque do Conhecimento, na Rua Juquiá, altura do n. 135, na Vila Eldízia. Ingressos de R$ 10 a R$ 20.

Lazer – O projeto Domingo no Paço, no estacionamento do Paço Municipal, traz a cada domingo, das 10h às 16h, série de atividades de lazer, além de jogos e brincadeiras também acompanhadas pelo pessoal do Departamento de Lazer da Prefeitura. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro.

Com um novo trajeto, a ciclofaixa de lazer é uma alternativa para os ciclistas da cidade. O percurso funciona aos domingos, das 7h às 13h, num trecho de dois quilômetros da avenida das Nações.

Outra opção de lazer na cidade é a Ludoteca do Parque Prefeito Celso Daniel. O local oferece série de jogos e brincadeiras gratuitas. A Ludoteca está localizada na avenida Dom Pedro II, 940, no Bairro Jardim. Aberta de terça-feira a domingo, das 9h às 12h, e das 13h às 16h30.

Comente aqui