Data: 19/01/2022 19:52 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Santo André

Santo André resgata filhote de tucano no Jardim Irene

Animal estava machucado e foi encontrado por moradora do bairro


Crédito: Helber Aggio / PSA

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nesta terça-feira (18) o resgate de um filhote de tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) na Rua Ciprestes, 1485, no Jardim Irene. Uma munícipe entrou em contato com o Departamento de Bem-Estar Animal por telefone.

A orientação da equipe técnica é sempre deixar os filhotes próximos ao ninho. Entretanto, para esse caso, o filhote apresentava ferimento na lateral do bico e nas asas. Nessa situação, visando salvar o animal, o filhote foi encaminhado ao Cras Pet, localizado no Parque Ecológico do Tietê, na capital, para tratamento especializado e no futuro ter a oportunidade de retornar ao ambiente natural.

Segundo a Diretora de Proteção e Bem-Estar Animal, Fabiana Fernandes Pera Moretti, este filhote está na fase de treino de voo e, como consequência, pode ter sofrido uma queda. “É comum isso acontecer nessa fase e o animal não consegue retornar ao ninho de origem. Foram observadas lesões cutâneas provavelmente decorrentes da possível queda", completou.

"É muito importante o papel do munícipe que encontra os animais e faz contato conosco. O envolvimento dos andreenses com a nossa biodiversidade é fundamental, visto que essa relação favorece o tratamento e desenvolvimento desses animais resgatados, para que possam voltar ao ambiente das nossas florestas", afirma o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Quem encontrar um animal silvestre pode ligar para o telefone 4433-1958. O atendimento é feito de segunda a sexta feira, das 8h às 17h. Aos finais de semana, o contato deve ser feito pelo telefone de emergências da Guarda Civil Municipal, o 153.

Comente aqui