Data: 12/03/2020 13:33 - Alterado em: 14/03/2020 12:09 / Autor: Redação / Fonte: Casa da Palavra

Santo André recebe mostra inédita sobre Carnaval & Resistência

Exposição marcada para este sábado (14.03), na Casa da Palavra em Santo André, foi adiada por tempo indeterminado. A medida está sendo adotada como prevenção aos riscos do Covid-19


Prila Maria e Ana Beatriz Ursinha levam ao ABC mostra inédita  “Carnaval & Resistência – Entendendo-se Mulher”
Prila Maria e Ana Beatriz Ursinha levam ao ABC mostra inédita “Carnaval & Resistência – Entendendo-se Mulher”

Crédito: Camila Vech

A Casa da Palavra, em Santo André, recebe a partir do próximo sábado (14), às 15h, a exposição “Carnaval & Resistência – Entendendo-se Mulher”, de Prila Maria e Ana Beatriz Ursinha. A mostra é uma crítica às perspectivas fantasiosas da sociedade que impõem padrões inalcançáveis à construção da imagem da mulher contemporânea. As artistas trazem um novo olhar sobre suas personagens para traduzir os triunfos e perturbações mais íntimas da alma feminina. Das dores e delícias de entender-se mulher, os quadros usam como pano de fundo o Carnaval.

Apresentando sua nova fase de desenhos coloridos, diferentes das personagens que ocupam os muros nas cores preto e branco, Prila Maria optou por não apresentar sua persona completamente trajada em tradicionais fantasias carnavalescas. Abordando questões como a nudez, sexualidade, voracidade do tempo e reflexões praticadas no silêncio do chuveiro, a artista mostra seus estudos de meia luz, praticados em um período de aproximadamente 9 meses de produção e que resultaram em 3 telas e 7 pinturas em papel, todas feitas com o uso de tinta acrílica e spray.

Já Ana Beatriz Ursinha traz um contraponto de leveza à proposta de Prila, apresentando por meio de sua persona temas lúdicos que falam das delícias da maternidade, força do afeto e o poder do instinto materno como fatores influenciadores e determinantes no processo de desenvolvimento e construção de cada indivíduo no período da infância. A coleção apresentada pela artista contempla 6 obras pintadas em papel canson e uma tela com acrílica e spray.

Parceria

Embora seja a primeira vez que Prila e Ursinha apresentam-se juntas em uma exposição com obras produzidas em suportes convencionais, como telas e pinturas em papel, a interação entre as suas personagens já é bem conhecida no cenário da arte urbana. Amigas há 4 anos, elas já compartilharam muitos muros espalhados pelo ABC e pela capital, participando juntas de projetos expressivos, entre eles, a revitalização do Beco do Circo em Diadema e a primeira edição do festival de graffiti Cem Minas na Rua, que aconteceu em 2018 em paralelo à Virada Sustentável em São Paulo.

Atualmente, elas trabalham na produção da segunda edição do projeto “100 rostos do underground” que tem data prevista para o segundo trimestre deste ano. A nova edição homenageará a representatividade feminina dentro do universo da escrita de rua brasileira.

Exposição “Carnaval&Resistência – Entendendo-se Mulher”

Artistas Prila Maria e Ana Beatriz Ursinha

Abertura – 14 de março, às 15h (mini baile de carnaval para mães e filhos)

Visitação – 14 de março a 01 de abril

Horário – De segunda, das 8h às 17h. Terça a sexta, das 9h às 22h. Sábados, 08 às 17h.


Entrada gratuita

Endereço:  Casa da Palavra – Praça do Carmo nº 171 – Centro de Santo André

Comente aqui