Data: 07/09/2019 11:17 - Alterado em: 09/09/2019 13:06 / Autor: Rafaela Mazarin / Fonte: Secom-PSA

Santo André realiza 3º Fórum de Prevenção do Suicídio

Ação reuniu mais de 500 pessoas no Teatro Municipal Maestro Flavio Florence


3º-Fórum de Prevenção do Suicídio
3º-Fórum de Prevenção do Suicídio

Crédito: Angelo Baima/PSA

A Prefeitura de Santo André, em parceria com o CVV (Centro de Valorização à Vida), realizou na tarde desta sexta-feira (6) o 3º Fórum de Prevenção do Suicídio. O evento, realizado no Teatro Municipal Maestro Flavio Florence, faz parte da programação da campanha Setembro Amarelo e evidenciou a importância de falar sobre essa temática, que para muitos ainda é considerada um tabu.

No ano de 2017, o município registrou 43 suicídios, sendo que destes 31 vítimas eram do gênero masculino. Dos 19 suicídios registrados em 2018, 13 vítimas eram do gênero masculino. Os números de tentativas são ainda mais alarmantes, das 751 tentativas de suicídios registradas nos últimos dois anos, 518 vítimas são do gênero feminino.

“A pessoa que comete o suicídio não odeia a vida, ela quer acabar com uma dor que ela tem e através disso acaba cometendo um ato de desespero nesse sentido. A gente trata disso com afeto, atenção, amor, conscientização, se aproximando dessas pessoas, por isso é importante essa mobilização e a participação do poder público. Temos que trazer essas pessoas para perto da gente e com políticas públicas vamos conseguir reduzir esses índices”, comentou o prefeito Paulo Serra.

A abertura do evento contou com a participação do coral da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Paulo Freire. Na ocasião, as 75 crianças apresentaram uma música que fala sobre sentimentos e emoções. O coral foi resultado das ações realizadas nas escolas após uma palestra ministrada por voluntário do CVV Santo André. Dentre os temas do seminário, foram abordados assuntos como prevenção, valorização da vida, acolhimento, escuta e cuidado humanizado.

Segundo a psicóloga Thais Regina Gomes de Araujo, o suicídio não é uma questão individual e sim um problema social. “O suicídio sendo uma questão social é de responsabilidade de todos nós que fazemos parte desta sociedade. Para as muitas pessoas que tentam o suicídio, existem tantas outras que já pensaram sobre isso e não falam sobre o assunto, por isso essa discussão é tão importante. Antes de falarmos sobre o bullying precisamos falar de diversidade racial, de gênero e religiosa. Vamos falar sobre a importância de olhar para o outro, reconhecer e aceitar essas diversidades. Isso vai nos ajudar, enquanto sociedade a lidar com esse problema social”, explicou.

Atendimento - A rede municipal de saúde Santo André oferece acolhimento para aqueles que sofrem com quadros depressivos ou sofrimentos psíquicos. O munícipe poderá procurar diretamente a unidade de saúde de referência para que o acolhimento desse sofrimento seja realizado junto à equipe multiprofissional, que diagnosticará o usuário, bem como irá direcioná-lo para receber o tratamento mais adequado para cada caso.  

Além da rede pública municipal, o CVV presta apoio emocional e prevenção do suicídio, através do número 188 (ligação gratuita). O atendimento também é feito por e-mail, chat, atendimento pessoal e CVV Comunidade, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo.

Campanha - A campanha do Setembro Amarelo foi organizada nacionalmente em 2015 e teve adesão de Santo André em 2017. Desde então tem ganhado força, com a ampliação das ações de sensibilização e conscientização da população. Em 5 de setembro de 2019 foi aprovada a lei que institui o Plano Municipal de Valorização à Vida e a Campanha Setembro Amarelo, que têm como objetivo de reduzir as taxas de suicídios e suas tentativas, além de identificar os comportamentos suicidas e promover o acompanhamento dos indivíduos que apresentam ideação suicida. A legislação prevê que a campanha Setembro Amarelo fará parte do calendário oficial do município.

Programação do Setembro Amarelo em Santo André*:

Roda de conversa: Suicídio - precisamos falar sobre isso

Data: 11/09/2019 – quarta-feira

Horário: 9h

Local: Cras Vila Luzita – Estrada do Pedroso, 236

Palestrante: Milton Minoru Kagohara – Voluntário do CVV – Centro de Valorização da Vida

1ª Caminhada de Valorização da Vida

Data: 14/09/2019 – sábado

Horário: 10h - concentração na Praça Embaixador Pedro de Toledo (Largo da Estátua)

11h - Ato oficial na concha acústica da Praça do Carmo

Setembro Amarelo - Prevenção do suicídio: falar é a melhor solução

Data: 16 e 23/09/2019 – segunda-feira

Horário: 10h

Local: Unidade de Saúde Jardim Carla - Rua José de Alencar - Condomínio Maracanã

Realização: Unidade de Saúde Jardim Carla e Cras Marek

Seminário - A importância da fé e da religiosidade na prevenção do suicídio

Data: 17/09/2019 – terça-feira

Horário: 19h

Local: Salão Burle Marx – Praça IV Centenário – 9º andar do prédio do Executivo - Centro

Realização: Fórum Inter-religioso

Apoio: Prefeitura de Santo André

1ª palestra: A importância da fé e da religiosidade na prevenção do suicídio

Palestrante: Edson de Jesus Sardano, Membro do Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes e da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, secretário de Segurança Cidadã de Santo André e coronel da reserva da Policia Militar.

2ª palestra: A prevenção islâmica contra o suicídio

Palestrante: Sheik Jihad Hassan Hammadeh - Presidente do CALCEE (Centro Árabe-Latino de Cultura e Estudos Estratégicos) e Presidente do ICP (Instituto Cinco Pilares)

3ª palestra: Espiritualidade como estratégia de enfrentamento para o sofrimento

Palestrante: Prof. Dr. Abner Morilha - Pastor da área de aconselhamento da Primeira Igreja Batista de Santo André, professor da graduação e pós-graduação da Faculdade Teológica Batista de São Paulo

Palestra: prevenção do suicídio - é importante falar sobre isso

Data: 19/09/2019 – quinta-feira

Horário: 13 h às 17h

Local: Centro Hospitalar Municipal de Santo André – Sala da Rute (Rede Universitária de Telemedicina) – Avenida João Ramalho, 326 – Vila Assunção

Palestrantes:

Milton Minoru Kagohara – Voluntário do CVV – Centro de Valorização da Vida

Dr. Tomaz Eugenio de Abreu - coordenador médico da Psiquiatria do CHMSA

Inscrições: comunicacaochmsa@santoandre.sp.gov.br  (assunto: palestra: prevenção do suicídio,  é importante falar sobre isso)

Roda de Conversa – Setembro Amarelo

Tema: Saúde Mental e Trabalho

Data: 20/09/2019 – sexta-feira

Horário: 9h30 às 11h30

Local: Auditório do DVS (Departamento de Vigilância à Saúde) – Rua Primeiro de Maio, 133, Centro – 2º andar

Público participante: profissionais de saúde, estudantes, conselheiros do controle social, representantes de outras organizações da sociedade civil.

Inscrições: cerest@santoandre.sp.gov.br (assunto: roda de conversa - Setembro Amarelo)

Cuidado humanizado e valorização da vida

Data: 20/09/2019 - sexta-feira

Horário: 14h

Local: Centro de Formação de Professores Clarice Lispector - R. Tirol, 05 - Parque das Nações

1ª Palestra: O atendimento do Samu nos casos de suicídio

Palestrantes: equipe do Samu de Santo André

2ª Palestra:  O papel da escola na prevenção do suicídio e da violência autoprovocada

Palestrante: Patricia Helena Moretti - Especialista em transformação de conflitos e estudos da paz - Assistente de Diretoria da Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários de Santo André

3ª palestra: A importância do apoio emocional e dos espaços de escuta nas escolas

Palestrante: Mônica Quirino, voluntária do CVV e coordenadora do CVV Comunidade no Estado de São Paulo

Inscrições: https://forms.gle/5sSsmECRFTfsExaJ7  (vagas limitadas)

Cine Ser CVV com exibição do filme “A Beira do Caminho”

Data: 28/09/2019 – sábado

Horário: 14h

Local: Escola Livre de Cinema e Vídeo - Avenida Utinga, 136 , Vila Metalúrgica

Realização: CVV Santo André

Apoio: Prefeitura de Santo André/Secretaria de Cultura

*Programação sujeita a alteração

Comente aqui