Data: 05/06/2020 10:20 / Autor: Daniel Betega / Fonte: Secom PSA

Santo André prossegue com as obras de restauro do Cine Theatro Carlos Gomes

Etapa inicial de recuperação do equipamento cultural inclui revitalização das áreas internas e externas, bem como a criação de um boulevard com um calçadão na rua Senador Fláquer


Primeira fase das obras de restauro do Cine Theatro Carlos Gomes será entregue em setembro
Primeira fase das obras de restauro do Cine Theatro Carlos Gomes será entregue em setembro

Crédito: Alex Cavanha/PSA

A Prefeitura de Santo André prossegue com as obras de restauro do Cine Theatro Carlos Gomes, localizado na região central da cidade. A primeira fase das intervenções, que compreende a revitalização das áreas internas e externas, bem como a criação de um boulevard com um calçadão na rua Senador Fláquer, será entregue até o mês de setembro.

As intervenções contam com investimento de R$ 5 milhões, obtidos junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa (Financiamento à Estrutura e ao Saneamento).

O prefeito Paulo Serra realizou uma vistoria nas obras de restauro nesta quinta-feira (4) e apontou a importância de resgatar os patrimônios de Santo André. "É um trabalho grandioso, de valorização e de recuperação dos símbolos da nossa cidade. Vamos presentear os andreenses com um espaço totalmente novo e multiuso para nossa gente já no mês de setembro", comemorou.

A segunda fase de restauro, que será entregue até dezembro, contará com um minucioso trabalho de recuperação das paredes internas do espaço, que possuem pinturas decorativas históricas, além de diversas estruturas de madeira que compõe a estrutura da cobertura.

Este novo conceito que será aplicado com a integração dos espaços externos pretende criar um conceito de praça coberta para permitir o trânsito do público.

Junto ao projeto de restauro do Cine Theatro Carlos Gomes, um calçadão está sendo construído na rua Senador Fláquer, que vai interligar o calçadão já existente da Oliveira Lima ao Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, formando um grande boulevard e um eixo cultural. Na área externa, serão instalados iluminação em LED e bancos. Também será plantada vegetação adequada para proporcionar uma área de contemplação e descanso.

História - O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, considerado o primeiro espaço cultural da região, foi inaugurado em 1912 pelo italiano Vicenzo Arnaldi na rua Coronel Oliveira Lima, esquina com a atual Salvador Degni. Em 1925, foi reinaugurado pela empresa Arnaldi, Masini & Gianotti na localização atual, onde foi construído um novo edifício com detalhes arquitetônicos neoclassicistas e instalado um medalhão retratando o perfil do músico Carlos Gomes.

Em 1932 passou pela primeira reforma, quando foi construído o anexo para abrigar um rinque de patinação e acesso para automóveis. Em 1947 foi construída a marquise e modificada a fachada. Outras reformas se sucederam, tanto interna quanto externamente. Fechado em 1987, foi ocupado por uma loja de tecidos e por um estacionamento, quando sua fachada foi descaracterizada. Foi desapropriado em 1991 por pressão popular e está fechado desde 2008.

Comente aqui