Data: 28/07/2020 21:06 / Autor: Marcos Imbrizi / Fonte: Secom PSA

Santo André participa de Fórum Internacional sobre Cultura na pandemia

Debates serão transmitidos na página da Secretaria de Cultura no Facebook


Crédito: Angelo Baima/PSA

Santo André vai participar nesta semana do ‘Fórum Internacional Culturas em Tempos de Pandemia’, que irá debater as soluções encontradas em diversas cidades para o desenvolvimento e sustentabilidade do setor, impactado de maneira significativa pela pandemia de Covid-19.

O Fórum será realizado nos dias 29, 30 e 31 de julho, sempre a partir das 19h, para o intercâmbio e o debate internacional entre a sociedade civil e os governos locais sobre programas, ações e experiências positivas do campo cultural empreendidas pelos governos locais da região como uma contribuição na luta contra os efeitos da pandemia gerada pela Covid-19 e suas consequências socioeconômicas.

As falas serão desenvolvidas em torno de dois eixos temáticos: experiências do campo cultural para a luta contra a crise sanitária e experiências locais de reativação e fortalecimento do setor cultural, como leis, fundos, desenvolvimento de programação cultural virtual, entre outros.

Santo André será representada pela secretária de Cultura, Simone Zárate, na quinta-feira (30). “Vamos apresentar iniciativas como a Agenda Cultural Online, que inclui cerca de 160 atividades mensais como as aulas virtuais das Escolas Livres de Teatro, Dança, Cinema e Vídeo, da Escola Municipal de Iniciação Artística e as ações da Orquestra Sinfônica de Santo André, por exemplo, e o Edital Emergencial para Agentes Culturais, cujos produtos que já estão sendo divulgados, entre outras”, explicou Simone. “A oportunidade de trocar experiências diante da situação única pela qual estamos passando é muito válida. Poderemos avaliar, articular e, quem sabe, replicar ações”, completou.

Participam do encontro representantes das cidades de La Paz (Bolívia), Buenos Aires, Villa María e  Quilmes (Argentina), Montevideo e Canelones (Uruguai), Bogotá (Colômbia), Peñalolén (Chile) e Lima (Perú), além de Hugo Possolo, Secretário de Cultura da Cidade de São Paulo (dia 29), e Sergio de Carvalho, Diretor-Presidente da Fundação Garibaldi Brasil, da Prefeitura de Rio Branco (dia 31).

Os debates serão realizados na plataforma Zoom (ID: 930 3848 5280 / Acesso: 804387) e transmitidos na página da Secretaria de Cultura de Santo André no Facebook. Programa e documento base do Fórum (em espanhol) estão disponíveis na Agenda Cultural.

Serviço:

Fórum Internacional ‘Culturas em Tempos de Pandemia’ – Rede de Mercocidades

Datas: 29 a 31 de julho de 2020, a partir das 19h

Transmissão: Facebook Secretaria de Cultura de Santo André 

Comente aqui