Data: 13/05/2022 19:14 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Santo André

Santo André organiza programação especial para o Mês da Luta Antimanicomial

Umas das atrações será o tradicional Mental Fashion Day, que ocorre na próxima terça-feira no Parque Antonio Pezzolo


Crédito: Alex Cavanha / PSA

A Secretaria de Saúde de Santo André, por meio da coordenação de Saúde Mental, organizou uma programação especial de eventos em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. O tema “Resistir para Existir” foi escolhido por trabalhadores e usuários para ilustrar a manifestação da luta, após dois anos sem a promoção de eventos em decorrência da pandemia de Covid-19.

A coordenadora de Saúde Mental, Marines Santos de Oliveira, falou sobre a emoção e importância dessa retomada. “Foram dois anos difíceis, até porque o que faz a gente estabelecer o cuidado psicossocial são as relações. É você estar no território, estar na casa, na comunidade,  é esse sujeito poder ir para o Caps e encontrar pessoas que são pares e que têm questões de vida parecidas. Além dos usuários do Caps, os moradores das residências terapêuticas já vieram de um processo de enclausuramento por anos de suas vidas e eles precisarem ficar isolados foi muito delicado”, pontuou. “Eles estão há dois anos esperando por esse evento”, completou Marines.

"Celebrar o Dia de Luta Antimanicomial é muito significativo. E o tema deste ano é um manifesto do processo de resistência dos usuários, familiares, trabalhadores e gestores para o cuidado em liberdade e garantia do modelo de atenção psicossocial no país", comenta o secretário de Saúde, José Police Neto.

Desde o início do mês, todos os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) estão realizando atividades, oficinas, assembleias e ensaiando atividades culturais para celebrar a data. Na segunda-feira (16), às 17h, será realizado um encontro entre profissionais, usuários e familiares em frente ao prédio da Prefeitura, no Paço Municipal, para marcar a abertura oficial da programação.

Na terça-feira (17), das 9h às 17h, o Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari) vai ser palco para uma série de atividades. Entre elas, será realizado às 9h30 futebol entre os profissionais de serviços de saúde mental. Às 13h30 acontecerá um show de talentos, com poesias, atrações músicais e apresentação de capoeira.

Comente aqui