Data: 22/04/2013 19:12 / Autor: Felipe Menezes / Fonte: Secom PSA

Santo André dá largada aos Jogos da Terceira Idade

Primeiro ídolo do vôlei brasileiro acendeu a pira olímpica nesta segunda-feira (22), no Ginásio do Parque Prefeito Celso Daniel; jogos seguem até o dia 17 de maio


Primeiro ídolo do vôlei brasileiro abre Jogos da Terceira Idade de Santo André
Primeiro ídolo do vôlei brasileiro abre Jogos da Terceira Idade de Santo André

Crédito: Diego Barros/PSA

As mãos responsáveis por muitos pontos a favor do vôlei brasileiro entre o final da década de 1960 e o início de 1980, tiveram outra grandiosa tarefa na tarde desta segunda-feira (22). O andreense e primeiro ídolo do esporte no Brasil, Antonio Carlos Moreno, 64 anos, acendeu a pira olímpica da 14ª edição do Jotisa (Jogos da Terceira Idade de Santo André) – ato que marca a abertura da competição – e encheu de motivação os 1.002 participantes inscritos. A cerimônia aconteceu no Ginásio do Parque Prefeito Celso Daniel.

Tohoto Kinoshita, 72 anos, participa do Jotisa pela terceira vez. O esporte que pratica é o mesmo de Moreno, porém, com algumas alterações. Diferentemente do tradicional, o ‘voleibol adaptado’ – como é chamado – permite que o atleta segure a bola antes de passá-la. O que não quer dizer que seja moleza. “Quando existe competição, a gente se esforça um pouco mais, dá um pouco mais da gente. É diferente de lazer”, conta.

Segundo o participante, a disputa o estimula a “aproveitar o restinho de vida” que tem. Moreno, por sua vez, deseja ainda mais. “Este evento vai proporcionar à turma alegria e vida. Momentos que eles, talvez, nunca imaginaram viver. Espero que isso os ajude a não viverem os anos que restam, mas, sim, curtir a vida que resta nestes anos”.

Após a cerimônia, Moreno rememorou o tempo em que era ‘estrela’. Parou para dar autógrafo e tirar fotos. “Fico muito feliz quando vejo iniciativas ligadas ao esporte e à qualidade de vida. Foi muito gratificante ver todas essas pessoas demonstrando força de vontade e de vida. Emocionei-me bastante”, disse o ex-atleta, após ser ovacionado pelo público e esportistas presentes no ginásio. Moreno iniciou a carreira aos 11 anos, jogando em clubes do município, como Aramaçan e Pirelli. Aos 17 foi convocado pela primeira vez para a seleção nacional, onde permaneceu nos 15 anos seguintes, sempre como titular e, em nove deles, como capitão.

COMPETIÇÃO – A disputa do Jotisa segue até 17 de maio, com 14 diferentes modalidades: atletismo, bocha, coreografia, damas, dança de salão, dominó, gateball, malha, natação, tênis de mesa, tranca, truco, voleibol adaptado e xadrez. Os jogos serão realizados no Clube Atlético Aramaçan, Ginásio Pedro Dell’Antonia, Parque Prefeito Celso Daniel, Campo de Gateball da Vila Assunção, Teatro Municipal e Icaraí 1000 graus. Veja programação completa

Considerada a maior competição esportiva do gênero na região do Grande ABC, o evento é voltado exclusivamente para pessoas com 60 anos ou mais – com exceção das provas de atletismo e natação, em que a idade mínima é de 50 anos. Os atletas que tiverem os melhores rendimentos serão convidados para representar Santo André nos Jogos Regionais do Idoso, organizados pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, no mês de novembro, em Barueri.

A cerimônia de abertura dos jogos contou com desfile de delegações, apresentações artísticas e a presença da equipe de governo. Estavam presentes Oswana Fameli (vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho de Santo André), João Avamileno (secretário de Governo), Leandro Laranjeira (secretário de Comunicação), Marta Sobral (diretora de Lazer) e os vereadores Donizeti Pereira (PV) e Sargento Juliano (PMDB).

Comente aqui