Data: 29/11/2021 20:27 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Santo André

Santo André intensifica conscientização sobre HIV e Aids no Dezembro Vermelho

Atividades serão realizadas em formato virtual e abrangerá regiões estratégicas onde há circulação de grupos mais vulneráveis à infecção


Crédito: Angelo Baima / PSA

A Secretaria de Saúde de Santo André está participando da 14ª campanha estadual “Fique Sabendo”. A iniciativa tem o intuito de sensibilizar e alertar a população sobre a prevenção e tratamento precoce contra o HIV, Aids e sífilis. Na primeira semana do mês serão realizadas ações que integram a campanha do Dezembro Vermelho.

De acordo com a área técnica de Agravos Transmissíveis de Santo André, a campanha Fique Sabendo é uma estratégia que, compondo o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, ganha mais força como uma ação para além do diagnóstico, trazendo à tona as questões referentes ao fim da discriminação e as pautas dos Direitos Humanos.

Em virtude da pandemia da Covid-19, as ações serão realizadas respeitando os protocolos sanitários e em regiões da cidade onde a circulação de grupos mais vulneráveis é maior.

No dia 1º de dezembro será realizada uma mesa virtual transmitida ao vivo, das 9h30 às 11h30, pela plataforma YouTube com o tema “Fique Sabendo + panorama do HIV/Aids em Santo André”. Na ocasião será feita a difusão de informação sobre panorama do HIV/Aids e principais desafios.

De 1º a 8 de dezembro o saguão do Teatro Municipal receberá a exposição “Sou + estou indetectável”. Serão expostos banners com histórias e imagens de 13 pessoas que vivem com HIV com diferentes perfis entre eles, idosos, jovens, negros, gays e heteros.

Os testes são realizados em todas as unidades de saúde durante todo o ano. Ao longo da campanha os exames também serão disponibilizados em locais estratégicos fora das unidades.

Comente aqui