Santo André Evento

Santo André inicia Startup Weekend e incentiva a inovação

Evento com foco no empreendedorismo começou nesta sexta-feira (24), trazendo 54 horas de imersão no mundo das startups

  • Data: 25/08/2018 10:08
  • Alterado: 25/08/2018 10:08
  • Autor: Guilherme Menezes
  • Fonte: Secom PSA
Santo André inicia Startup Weekend e incentiva a inovação

Crédito:Ricardo Trida/PSA

A primeira edição do Startup Weekend em Santo André teve início na noite desta sexta-feira (24), como parte das iniciativas de incentivo ao empreendedorismo apoiadas pela administração. A abertura aconteceu no Salão Burle Marx, no prédio Executivo da Prefeitura, e trará durante todo o final de semana (25 e 26) uma imersão de 54 horas no modelo de trabalho de uma startup, ensinando na prática como construir um negócio inovador.

Os inscritos se dividiram nas categorias: designers, programadores/desenvolvedores e negócios, esta última aberta para receber participantes de qualquer área, que utilizam a experiência para propor e gerir as ideias. Neste primeiro dia, após a recepção, o prefeito Paulo Serra abriu o cronograma agradecendo a presença dos 100 participantes e destacando a importância de atividades desta natureza.

 “Nós acreditamos na inovação e empreendedorismo como as grandes ferramentas de transformação da nossa cidade. A gestão pública está mudando e cremos que as novas ideias vão trazer as melhorias. Estamos orgulhosos de receber um evento mundial com estas características. Grandes modelos podem surgiu aqui e que podem mudar a nossa sociedade”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Posteriormente, os presentes se reuniram para apresentar suas ideias, formar times e discutir o planejamento. No sábado, as equipes começam a colocar a mão na massa formatando os projetos e recebendo informações através de palestras e mentores. Para fechar, o domingo reserva a complementação dos trabalhos do dia anterior e a apresentação final dos respectivos programas desenvolvidos, contando com premiação.

Para facilitar o desenvolvimento, os participantes vão contar com as orientações de Thiago Matsumoto, diretor de inovação e empreendedorismo da ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), além da ajuda de oito mentores capacitados nas mais diferentes áreas como CEOs, especialistas e fundadores de startups. O julgamento dos programas ficará a cargo de Benicio José de Oliveira Filho, do Anjos do Brasil, e Franklin Ribeiro, gerente da Investe São Paulo.

 “O ABC sempre foi um polo de inovação e a gente precisa voltar a criar desenvolvimento para a região. Aos poucos surgem novos negócios, novos empreendedores e consequentemente a questão financeira fica na própria cidade, ajudando na gestão pública, nas melhorias. Este tipo de evento traz esta ideia”, comentou Thiago Matsumoto.

O projeto do Startup Weekend é da aceleradora Techstars e conta com o apoio da ITESCS e da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, além do envolvimento de toda a comunidade de startups da região. Realizado em diversas cidades do mundo, o evento já deu origem a mais de 23 mil startups, em 150 países.

Compartilhar:

  • Data: 25/08/2018 10:08
  • Alterado: 25/08/2018 10:08
  • Guilherme Menezes
  • Secom PSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados