Data: 04/04/2013 12:24 / Autor: Robson Luiz Gisoldi / Fonte: Secom PSA

Santo André inaugura Sala do Empreendedor

Iniciativa simplifica o trâmite para quem quer abrir um novo negócio na cidade; unidade vai funcionar no piso térreo do prédio da Prefeitura


Oswana e Carlos Grana inauguram espaço
Oswana e Carlos Grana inauguram espaço

Crédito: Diego Barros/PSA

 

O empresário que investe em de Santo André terá um caminho mais simples e rápido para abrir uma empresa na cidade. Na manhã desta quinta-feira (4), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho inaugurou a Sala do Empreendedor com o objetivo de facilitar o trabalho do investidor. O espaço centraliza todas as informações pertinentes ao ramo de atividade escolhido, além de oferecer cursos e serviços de apoio executados por entidades representativas do segmento empresarial e governamental.

Para implantação da Sala do Empreendedor, a Prefeitura firmou um protocolo de parceria com a ACISA (Associação Comercial de Industrial de Santo André), o Banco do Povo Paulista, o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, regional de Santo André), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas, regional ABC), o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e o Sescon ( Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Pericias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Regional ABC).

A Administração, juntamente com as entidades aliadas, disponibilizará serviços e treinamentos no espaço especialmente projetado para a Sala do Empreendedor, no piso térreo da Prefeitura, em frente à sede do Banco de Povo Paulista na cidade. No local, o empresário (Empreendedor Individual e Micro Pequena Empresa - MPE) terá acesso às informações referentes à emissão de alvarás, licença sanitária, cadastro fiscal mobiliário e orientação do Semasa. Receberá ainda informações sobre os procedimentos necessários para a regularização da situação fiscal e tributária, além acompanhar pedidos de inscrição municipal, quando a documentação simplificada exigida estiver devidamente apresentada, além de outros serviços. 

Presente à inauguração da unidade, o prefeito Carlos Grana lembrou que o pequeno empresário precisa de orientação sobre o melhor lugar para investir e que Santo André está sendo consultada por sua localização e logística estratégicas, características que estimulam empresas a se instalarem na cidade. “Posso exemplificar este espaço como um Poupatempo do Trabalho, Santo André é a melhor esquina para novos negócios”, frisou.

Vice-prefeita e secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho, Oswana Fameli destacou que a iniciativa é um importante passo para garantir a interlocução entre o poder público, associações representativas e o setor privado. “Este espaço é uma inovação de Santo André para o estímulo à economia da cidade, sempre de forma gratuita”, resumiu, apoiada pelo presidente da ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Evenson Dotto, que falou sobre os benefícios da Sala do Empreendedor no município. “Será muito importante para a cidade, pois será uma ajuda significativa ao empreendedor”, avaliou.

Já o diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Santo André, Emanuel Teixeira, esclareceu que “a medida representa uma postura muito forte da Secretaria de Desenvolvimento em prol do estímulo a retomada do fomento à economia, frisando que trata-se de um momento ímpar para a cidade”.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Tadeu Ávila de Paula, explicou que a Sala do Empreendedor é uma ação que complementa as inovações estratégicas para estimular o desenvolvimento municipal. “São medidas que buscam fomentar o dinamismo econômico em todos os setores, fortalecendo o microempresário de diferentes segmentos.”

REFERÊNCIA NACIONAL – Segundo dados do Sebrae, as micro e pequenas empresas de Santo André têm uma atuação importante para a economia da cidade. Pesquisa recente indicou que o segmento de vestuário tem 1.182 empresas, sendo 739 de materiais de construção, 818 de autopeças, 1.933 de alimentação, 329 de confecção, 190 do setor moveleiro, 360 do metal mecânico e 192 do gráfico. “Os pequenos empresários fazem a economia girar e estimular para que a formalização seja um processo mais rápido tornará a Sala do Empreendedor de Santo André uma referência para o País”, comentou a gerente do Sebrae-SP Grande ABC, Josephina Irene Cardelli.

Oswana discursa na inauguração
Oswana discursa na inauguração

Crédito: Diego Barros/PSA

Comente aqui