Data: 18/06/2019 16:29 / Autor: Daniel Betega / Fonte: Secom PSA

Santo André inaugura COI com videomonitoramento em tempo real

Investimento ultrapassa R$ 4 milhões para compartilhamento de imagens de mais de 300 câmeras de diversos órgãos municipais e também da Polícia Militar


Santo André Inaugura o COI Centro de Operações Integradas
Santo André inaugura Centro de Operações Integradas com videomonitoramento em tempo real
Santo André inaugura Centro de Operações Integradas com videomonitoramento em tempo real

Crédito: Angelo Baima

A Prefeitura de Santo André inaugurou nesta terça-feira (18) o COI (Centro de Operações Integradas), que vai interligar imagens de mais de 300 câmeras em um único espaço e vai triplicar a capacidade de monitoramento de ruas e avenidas da cidade. O COI reúne, no terceiro andar do prédio do Executivo, uma moderna central com imagens geradas pela Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), Defesa Civil, Polícia Militar, SATrans e Samu. A integração favorece um atendimento mais rápido de ocorrências e proporciona um caráter preventivo na segurança, com o uso das imagens para auxiliar em investigações.

O prefeito Paulo Serra destacou, durante a inauguração do COI, que Santo André passa a ser uma das cidades mais monitoradas do país. “Com este importante investimento conseguimos implementar na nossa cidade um importante equipamento de integração tecnológica compartilhada. Neste espaço temos um produto de excelência, um local que certamente já deixou nossa cidade mais monitorada e terá papel determinante na redução dos índices criminais, aumentando ainda mais a sensação de segurança da nossa população”, destacou.

O investimento para preparação do espaço e instalação das câmeras ultrapassa os R$ 4 milhões. O COI de Santo André contará, inclusive, com câmeras que possuem a tecnologia de reconhecimento facial. Com a entrega deste importante equipamento público voltado para a segurança, será possível não apenas realizar o monitoramento de ruas, avenidas e centros comerciais, mas também de toda a frota de ônibus municipais por meio do GPS e também de toda a frota do Samu. No segundo semestre serão incluídos os monitoramentos de todas as escolas municipais e também unidades de saúde.

O vice-governador Rodrigo Garcia também prestigiou a entrega desta moderna central de monitoramento e destacou os avanços do município no aumento das ações voltadas para a segurança pública. “Viemos aqui prestigiar mais uma importante iniciativa da Prefeitura de Santo André com a integração dos sistemas municipais e estaduais em um único espaço. São experiências como esta que queremos ver replicadas em outras cidades, iniciadas com a integração tecnológica e, posteriormente, com a integração física de espaços públicos. O Governo do Estado quer estimular as políticas públicas de segurança e o prefeito Paulo Serra dá um importante passo nesse sentido”, ressaltou.

Comente aqui