Data: 17/05/2021 16:06 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria

Santo André aprova lei que cria campanha de conscientização sobre depressão infantil

De autoria da vereadora Dra. Ana Veterinária, legislação que aguarda ser sancionada pelo prefeito Paulo Serra tem o objetivo de levar informação a pais e profissionais


De autoria da vereadora Dra. Ana Veterinária, legislação que aguarda ser sancionada pelo prefeito Paulo Serra tem o objetivo de levar informação a pais e profissionais das áreas da saúde e da educação
De autoria da vereadora Dra. Ana Veterinária, legislação que aguarda ser sancionada pelo prefeito Paulo Serra tem o objetivo de levar informação a pais e profissionais das áreas da saúde e da educação

Crédito: Divulgação

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a maioria dos transtornos mentais entre adolescentes não é diagnosticada nem tratada, e a pandemia da COVID-19 fez crescer os casos de depressão e suicídio de adolescentes. Segundo a OMS, é a segunda maior causa de morte entre indivíduos de 15 a 29 anos de idade.

A questão é ainda mais complexa e preocupante, pois o isolamento social e a suspensão de aulas e atividades presenciais agravaram o quadro. Pesquisa do Instituto de Psiquiatria da USP, que investigou a saúde mental de jovens na pandemia, identificou sintomas de ansiedade ou depressão em 27% das 7 mil crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos.

Diante esse cenário, a vereadora Dra. Ana Veterinária (DEM) apresentou e a Câmara aprovou projeto de lei que cria em Santo André a Campanha de Conscientização sobre Depressão na Infância e na Adolescência. “A ação deve acontecer entre a segunda ou terceira semanas do mês de setembro, visto que no dia 15 do mês temos o dia Nacional de Prevenção e Combate à Depressão”, sinaliza.

A vereadora pontua ainda que a doença entre os pequenos é mais rara (cerca de 1% das crianças) e difícil de ser diagnosticada. “Os pais ou responsáveis, muitas vezes, resistem a acreditar que o filho pequeno tem depressão, podem achar que é birra, e as crianças nem sempre conseguem nomear o que sentem”, disse Dra. Ana.

Ampliar a informação e o conhecimento sobre a depressão, suas causas, sintomas, meios de prevenção e tratamento; incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes; combate ao preconceito; e capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde e da Educação no âmbito municipal são temas propostos para abordagem na semana de conscientização.

O que é

Depressão é um distúrbio caracterizado principalmente pela latente tristeza e desânimo para atividades rotineiras ou que deveriam propiciar prazer. Segundo a psicóloga infantil Débora Cecília Cunha Mattos Degelo (CRP 06/65881), especialista em psicopedagogia, no caso de crianças “pode ser observado sinais através do desanimo em brincar, socializar, alimentar-se, fácil irritação e até agressividade. Se não tratada adequadamente, interfere no dia a dia das pessoas e compromete a qualidade de vida”, explica. “Quanto mais informação a sociedade dispor, mais sucesso teremos no diagnóstico e tratamento”, acrescenta.

Com 4.908 votos, Dra. Ana Veterinária foi à única mulher eleita em Santo André na eleição do ano passado, bem como a mulher mais bem votada dentre as sete cidades do ABC. Formada em medicina veterinária há 16 anos e com MBA em Saúde Pública, e com mais de 20 anos atuando na proteção e bem-estar animal, a vereadora atua ainda em políticas públicas de saúde humana.

Comente aqui