Data: 15/07/2019 16:30 / Autor: Rafaela Mazarin / Fonte: Secom-PSA

Santo André amplia pontos para dispensação de medicamentos psicotrópicos

Remédios, que antes eram disponibilizados em duas unidades, passaram a ser ofertados em quatro locais


Policlínica Parque Novo Oratório
Policlínica Parque Novo Oratório

Crédito: Angelo Baima/PSA

Com o objetivo de aumentar a oferta e acesso a medicamentos psicotrópicos, a Prefeitura de Santo André está ampliando os pontos de dispensação destes remédios, que antes eram disponibilizados apenas nos Centros de Especialidades I e II. A ampliação dos locais de distribuição, que começou em dezembro de 2018 com a inclusão da Unidade Saúde da Família Jardim Alvorada, recebeu o reforço da Policlínica Parque Novo Oratório nesta segunda-feira (15).

Desta forma, o município de Santo André, que antes contava com duas farmácias dispensadoras de medicamentos psicotrópicos, passa a ter quatro farmácias com farmacêutico em período integral.

“O programa Qualisaúde tem o objetivo de qualificar o cuidado na rede de atenção à saúde. Com a reestruturação da rede de atenção básica, todos os territórios terão a implantação da estratégia de acolhimento de porta, o que impactará diretamente no cuidado ao usuário. Juntamente com isso haverá uma descentralização das farmácias que distribuem psicotrópicos, oferecendo maior ganho para a população”, explicou o diretor de atenção à saúde, Victor Oliveira Chiavegato.

A Secretaria de Saúde pretende expandir a dispensação desses medicamentos para mais outras cinco unidades de saúde. “Considerando que o acesso a medicamentos é um dos indicadores que mensuram os avanços na concretização do direito à saúde e estando o tratamento em saúde mental inserido no contexto da integralidade do cuidado, é importante expandir os locais de dispensação dos medicamentos controlados de maneira que os usuários tenham acesso nas farmácias mais próximas de suas residências”, afirmou a coordenadora técnica de assistência farmacêutica, Claudia Baseio Papa.

Locais de dispensação de medicamentos psicotrópicos:

- Centro de Especialidades I

Avenida Ramiro Colleoni, nº 220 - Centro (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h)

- Centro de Especialidades II

Rua Xavier de Toledo, nº 517 – Centro (de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30)

- USF Jardim Alvorada

Rua Dr. Almenor Jardim Silveira, s/nº, Jardim Alvorada (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h);

- Policlínica Parque Novo Oratório

Rua Tunísia, s/nº, Parque Novo Oratório - esquina com a Rua Madagascar (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h)

Comente aqui