Data: 20/02/2020 10:13 / Autor: Paola Zanei / Fonte: Secom PSA

Santo André adota o programa educacional TiX Letramento

Programa educacional usa tecnologia para inclusão de crianças com deficiência; TiX Letramento vai beneficiar cerca de 500 alunos da rede municipal a partir de março


Santo André adota programa educacional que usa tecnologia para inclusão de crianças com deficiência
Santo André adota programa educacional que usa tecnologia para inclusão de crianças com deficiência

Crédito: Helber Aggio

Crianças com deficiência que estudam na rede municipal de ensino de Santo André vão ganhar uma nova ferramenta de inclusão e estímulo ao aprendizado. A partir de março, cerca de 500 estudantes serão beneficiados pelo programa educacional TiX Letramento, que utiliza tecnologia como forma de desenvolver competências e habilidades de leitura, produção de texto e cálculos matemáticos.

A estrutura do TiX Letramento tem como base um teclado inteligente multifuncional que facilita a comunicação dos alunos, mesmo os que possuem movimentação extremamente reduzida. O teclado, que é acoplado a um microcomputador, possui dispositivos para acionamento com os membros superiores, inferiores ou até por meio de um piscar de olhos. O dispositivo pode ser utilizado por pessoas com todo tipo de deficiência, exceto para estudantes com baixa visão, cegueira e surdez.

O lançamento do programa ocorreu nesta quarta-feira (19), no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, com a presença de professores, gestores e profissionais do Atendimento Escolar Especializado (AEE). O prefeito Paulo Serra também esteve no evento e destacou os benefícios que a iniciativa vai trazer para os estudantes.

“Esse programa simboliza muito a melhora da qualidade de vida dos nossos alunos, das nossas crianças com deficiência, que terão mais recursos para se comunicar, adquirir mais autonomia e aprender. O apoio desse material é fundamental, porque a inclusão dos alunos deficientes nas escolas regulares sem o apoio pedagógico devido perpetua a exclusão”, frisou o prefeito Paulo Serra.

A utilização do programa TiX Letramento vai ampliar as possibilidades de acessibilidade, comunicação e criatividade dos estudantes, além de empoderar e garantir autonomia dos alunos, oferecendo possibilidade de  independência e ampliação de horizontes às crianças com deficiências físicas, motoras ou cognitivas.

“É uma solução inovadora que integra tecnologias, recursos e serviços para maior acesso dos alunos à comunicação alternativa, bem como à alfabetização inicial e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática. Estamos muito felizes porque esta tecnologia assistiva vai beneficiar diretamente nossos alunos, que vão usar o equipamento. Com isso vamos equiparar oportunidades, possibilitando ao estudante o pertencimento e o desenvolvimento pedagógico”, afirmou a gerente de Educação Inclusiva de Santo André, Sandramara Gerbelli.

Com o teclado multifuncional, é possível acessar as diversas plataformas educacionais disponíveis, com atividades que ampliam a capacidade de comunicação e promovem o desenvolvimento dos alunos e contribuem para alcançar os objetivos do plano de ensino e da política de Educação Inclusiva Integral. “É o que existe de mais avançado em termos de tecnologia assistiva, aquela que trabalha para possibilitar a execução de uma atividade necessária ou pretendida por uma pessoa com deficiência, à disposição dos estudantes de Santo André”, frisou o prefeito Paulo Serra.

Para os professores, o programa oferece formação no uso da tecnologia e no uso dos recursos disponíveis, bem como plataformas de colaboração e conteúdos via internet, consultoria especializada e acompanhamento presencial, palestras de sensibilização, serviço de atendimento telefônico e via internet  e acompanhamento dos resultados.

Nesta semana profissionais da educação, entre professores e Paeis (Professores Assessores de Educação Inclusiva) já estão em treinamento para utilização do programa. O TiX Letramento tem o objetivo de ser, ainda, um grande aliado de professores e profissionais do Atendimento Educacional Especializado para a transmissão do conteúdo curricular aos alunos.

A rede municipal de ensino de Santo André conta com 22 Salas de Recurso Multifuncionais - espaços dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos que visam, principalmente, fornecer condições de acesso e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência. Todas as Salas de Recursos receberão o equipamento do programa educacional TiX Letramento. Os alunos da rede municipal utilizam o espaço no contraturno escolar. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Santo André com o grupo Actcon.

Comente aqui