Santo André Meio Ambiente

Santo André abre inscrições para seminário no Dia da Árvore

Evento acontece no Dia da Árvore, sexta-feira (21), no auditório Heleny Guariba, à partir das 9h; é preciso se inscrever antecipadamente

  • Data: 14/09/2018 13:09
  • Alterado: 14/09/2018 13:09
  • Autor: Paola Zanei
  • Fonte: Secom PSA
Santo André abre inscrições para seminário no Dia da Árvore

Crédito:Alex Cavanha

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promove no Dia da Árvore, sexta-feira (21), à partir das 9h, o seminário “A Importância dos Parques para a Qualidade Ambiental”. O evento, que acontece no auditório Heleny Guariba, no Paço Municipal, trará seis especialistas para abordar o tema com análises sob os aspectos biológico, social e climático dos parques. As inscrições devem ser feitas no site www.santoandre.sp.gov.br (veja abaixo a programação completa).

O objetivo do evento é analisar os motivos que tornam os parques importantes para a manutenção da qualidade ambiental da cidade. Por isso, o primeiro painel traz a bióloga Ruth Ferreira Ramos, doutoranda em Planejamento e Gestão de Territórios da Universidade Federal do ABC (UFABC), com apresentação sobre a importância biológica dos parques. Na sequência será a vez de Zysman Neiman, pesquisador e professor associado do departamento de Ciências Ambientais da Unifesp (Universidade  Federal de São Paulo), abordar os aspectos sociais dos parques.

Ainda pela manhã, o engenheiro florestal pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Geografia Humana, Rogério Alvarenga, fará uma análise sobre a contribuição dos parques para o clima das cidades. No período da tarde, a criança é o centro das discussões. As palestras vão abordar a importância do contato da criança com a natureza. A engenheira florestal e mestre em conservação ambiental, Maria Isabel Barros, explanará o assunto à partir das 14h30. Na seqüência, é a vez da pedagoga Carol Thomé, especialista em Psicomotricidade e Educação Lúdica, discorrer sobre o tema.

Fotografia –  A fotografia contemporânea da natureza é o tema da última palestra do seminário. Será ministrada por Yuri Bittar, que é designer, fotógrafo e mestre no ensino de Ciência pela Unifesp. A divulgação dos resultados do 1º Concurso de Fotografia dos Parques Municipais acontecerá em seguida.

O concurso, lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente com o objetivo de voltar a atenção do munícipe para a questão ambiental e para as belezas da cidade, vai premiar os três primeiros colocados das categorias Parques Urbanos e Unidades de Conservação. Os dez destaques de cada categoria estarão expostos no Saguão do Teatro Municipal, sendo que na segunda-feira (24), seguem para o Parque Celso Daniel, no bairro Jardim. Doações de brinquedos novos ou em bom estado são bem vindas e serão encaminhadas para o Programa Santo André Solidária.

8:00 às 9:00 –

Credenciamento e café de boas vindas

9:00 às 9:20

Abertura

Manhã

Mesa Redonda : A Importância dos Parques para as Cidades

9:20 às 10h

Importância Biológica

Palestrante : Ruth Ferreira Ramos   – UFABC

Bióloga. Doutoranda em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC. Pesquisadora do Projeto Temático Fapesp “Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face a variabilidade climática”.  Em seu mestrado pela UFABC desenvolveu pesquisa sobre a importância das áreas verdes urbanas, como especial atenção para o significado social da vegetação urbana. Possui 20 anos de experiência em planejamento, gestão e políticas ambientais. Trabalhou no Semasa e na Prefeitura de Santo André de 1999-2013. Foi Diretora de Licenciamento Ambiental em SBC

10:00 às 10:40h

Importância Social

Palestrante : Zysman Neiman – UNIFESP

Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental com pesquisa em Educação Ambiental) (2007), passagem pelo programa de doutorado em Ciência Ambiental (2000-2004), mestre em Psicologia (Psicologia Experimental, com ênfase em Ecologia Comportamental) (1991), Licenciado em Ciências (1986), Licenciado em Biologia (1986), e Bacharel em Ciências Biológicas (1986), todos pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Pesquisador e Professor Associado do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Coordenador do Comitê de Apoio à Implantação do Instituto das Cidades – Unifesp. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada da Unifesp

10:40 às 11:20h

Importância Climáticos

Palestrante : Rogério Alvarenga

 Engenheiro Florestal pela Universidade de São Paulo (1984) e mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor do Curso de Gestão em Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e engenheiro florestal da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia, ecologia urbana, meio ambiente urbano, espaços livres de uso público e planejamento urbano e ambiental.

11:20h – 12:00

Perguntas

12:00 – 13:30

Almoço

Tarde

Mesa Redonda: A criança e a Natureza

13:30 às 14:10

Palestrante: Maria Isabel Barros

Engenharia Florestal e Mestre em Conservação de Ecossistemas, sempre trabalhou com educação e conservação da natureza. Desde 2015 é pesquisadora do programa Criança e Natureza do Alana.

14:10 às 14:40

Palestrante: Ana Carol Thomé

Pedagoga, especialista em Psicomotricidade e Educação Lúdica.
Idealizou e coordena o programa Ser Criança é Natural, do Instituto Romã, para que a relação entre criança e natureza aconteça.
Idealizadora e organizadora da brincadeira Caixas da Natureza.
Trabalhou em Forest Schools no Reino Unido. Cursando Level 1 Forest School Approach. Estudiosa da abordagem Pikler. Estuda primeira infância e temas relacionados: brincar, arte, desenvolvimento infantil. Assessora em escolas e formadora de professores.  Professora (de escola pública) por profissão, educadora de coração, brincante desde o nascimento. Acredita no poder da infância e que o mundo pode ser melhor

14:40 às 15:10

Perguntas

15:10 às 15:40

Café e exposição das Fotografias vencedoras do I Concurso de Fotografia dos Parques de Santo André

15:40 às 16:20

Palestra:  Fotografia Contemplativa de Natureza

Palestrante : Yuri Bittar

Yuri Bittar é designer, fotógrafo e historiador. Mestre em Ensino em Ciências, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), graduado em Desenho Industrial (Mackenzie) e História (USP). Como fotógrafo teve suas fotos publicadas em diversas revistas e jornais, como Estadão e Carta Capital, teve três exposições individuais e diversas coletivas. Pesquisa e desenvolve a Fotografia Contemplativa, sendo um dos pioneiros deste tipo de fotografia no Brasil e autor de diversos artigos sobre o tema.

16:20 às 16:50

Perguntas

16:50 – 17:30

Premiação do I Concurso de Fotografia dos Parques de Santo André

17:30 – 18:30

Abertura da Exposição das fotos vencedoras

Compartilhar:

  • Data: 14/09/2018 01:09
  • Alterado: 14/09/2018 01:09
  • Paola Zanei
  • Secom PSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados