Data: 28/09/2020 21:28 / Autor: Paola Zanei / Fonte: Secom PSA

Santo André abre inscrições para as creches municipais

Prazo teve início nesta segunda e segue até 15 de outubro para crianças com idades entre 0 e 5 anos que ainda não estejam matriculadas; inscrições podem ser feitas pela internet


Crédito: Angelo Baima/PSA

A Prefeitura de Santo André abriu nesta segunda-feira (28) as inscrições para o berçário e as turmas de educação infantil nas creches e Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental). Responsáveis por crianças com idade entre 0 e 5 anos, que ainda não estão matriculadas nas escolas do município, têm até o dia 15 de outubro para fazer a inscrição pessoalmente ou via internet através do site

As creches atendem as crianças de 0 a 3 anos, ou seja, o berçário e as turmas da fase inicial e final da primeira etapa da Educação Infantil (Ciclo Inicial I e Ciclo final I), por isso vão receber inscrições de crianças nascidas no período de 1º/4/2017 a 15/10/2020. Para crianças nesta faixa etária, as famílias poderão fazer inscrições em uma creche municipal e também em uma creche conveniada.

Nas Emeiefs são atendidas as crianças de 4 e 5 anos, que estão na segunda etapa da Educação Infantil (Ciclo Inicial II e Ciclo Final II), por isso receberão inscrições de crianças nascidas entre 1º/4/2015 e 31/3/2017. Nesse caso, os responsáveis poderão fazer a inscrição em apenas uma Emeief.

O período de inscrições é válido apenas para alunos novos, ou seja, fora da rede municipal e conveniada. É importante destacar que os familiares que já fizeram inscrições nas unidades durante 2020 e que não foram contemplados com vaga, permanecendo em lista de espera, precisam fazer esta nova inscrição para 2021.

Com as informações sobre interessados em vagas na rede municipal, a Secretaria de Educação prepara uma lista de classificação para cada unidade, que será divulgada no dia 26 de outubro no site, nas creches e Emeiefs. As matrículas serão, então, realizadas a partir de 3 de novembro.

Responsáveis que não puderem realizar as inscrições até 15 de outubro só poderão fazer novas inscrições a partir de 6 de janeiro de 2021.

Inscrição pelo site – Por conta da pandemia e da necessidade de conter a disseminação do coronavírus, pela primeira vez as inscrições para educação infantil do ano letivo seguinte poderão ser feitas via internet, por meio do portal.

É importante que o responsável pela criança fique atento a toda a documentação que precisa ser enviada, inclusive comprovante de recebimento do Bolsa Família. Caso contrário o munícipe poderá ter de comparecer à unidade. Isso porque os documentos enviados via internet são conferidos e somente com toda a documentação correta o familiar receberá o número de inscrição por email.

Além do link para as inscrições, o site traz todas as informações e datas sobre o processo de inscrições e matrícula, incluindo um filme com o passo a passo da inscrição via internet.

Quem preferir fazer as inscrições pessoalmente deve dirigir-se a unidade mais próxima de sua casa com a de certidão de nascimento e comprovante de residência atualizado. É preciso ser munícipe para obter a vaga. Comprovante de programa social ou comprovante de trabalho da mãe são documentos que, se apresentados, têm peso na classificação da criança. Os critérios da rede municipal de ensino também podem ser encontrados no site http://santoandre.educaon.com.br/.

Comente aqui