Data: 05/08/2020 17:59 / Autor: Redação / Fonte: Sabesp

Sabesp trabalha na despoluição de córregos em Santo André

Com dois córregos despoluídos na cidade, volume de esgoto tratado passa de 42% para 62%


Crédito: Alex Cavanha/PSA

Nesta quarta-feira (05), a população de Santo André recebeu dois córregos despoluídos. Essa ação só foi possível graças às obras de ampliação do serviço de esgotamento sanitário executadas pela Sabesp.

Depois de uma ampliação da coleta para 37 mil imóveis, cerca de 150 mil moradores foram beneficiados, bem como os córregos de Itrapoã e Utinga. Com essa ação, o tratamento de esgoto de Santo André passou de 42% para 62%, importante lembrar que esses números foram registrados em menos de um ano.

As obras de tratamento tiveram um investimento de R$ 450 mil e começaram em novembro de 2019. Para o tratamento do esgoto, foram implantados coletores, bem como executadas conexões dos imóveis.

Além disso, a despoluição dos córregos citados contribui para o Projeto Tietê, ao reduzir o volume de esgoto que chega ao principal curso d’água paulista através do rio Tamanduateí.

A entrega dos córregos Itrapoã e Utinga teve a participação do superintendente da Unidade de Negócio Centro da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, e do prefeito de Santo André, Paulo Serra.

Outras ações

Além dos dois pontos entregues, a Sabesp também está executando obras na região dos córregos Cassaquera, Comprido, dos Meninos, Apiaí e Guarará. Importante lembrar que os trabalhos ampliam ainda mais a coleta e tratamento de esgoto no município. 

Sabesp em Santo André

Na época em que os serviços de água e esgoto do município foram assumidos pela Sabesp, a cidade tratava 441 litros de esgoto por segundo, atendendo 189 mil moradores.

Agora, com as ações que estão sendo executadas pela Companhia, o volume tratado aumentou em mais 210 l/s, alcançando outros 218 mil andreenses.

Então, a população atendida pela coleta e tratamento de esgoto chega a 407 mil moradores de Santo André e o total de esgoto tratado passa para 651 litros
por segundo.

Comente aqui